(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Webinar dedicado ao Emprego Jovem e estágios profissionais

Webinar dedicado ao Emprego Jovem e estágios profissionais

Sendo que o desemprego jovem aumentou 4,3% em 2020, face a 2019, questiona-se se os Estágios Profissionais fazem a diferença positiva na hora de entrar no mercado de trabalho e quais os desafios que os jovens enfrentam no período pós-pandemia. Estas são algumas das questões a debater no Webinar "Estágios Profissionais: Porta Aberta para o Mercado de Trabalho?", que decorre dia 6 de Abril, das 17:00 horas às 18:30 horas, via Zoom.

A Adecco Portugal, a Fórum Estudante e o Consórcio Maior Empregabilidade reuniram um painel que contempla empregadores, especialistas em recursos humanos e jovens em início de carreira para falar sobre a importância dos Estágios Profissionais no acesso ao mercado de trabalho de recém-formados no Ensino Superior.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, a taxa de desemprego de jovens entre os 15 e os 24 anos em Portugal situou-se nos 22,6%, mais 4,3% que o estimado para 2019. Com o desemprego entre os jovens a aumentar, contexto agravado pela pandemia, surge a preocupação de entender como será possível facilitar o acesso dos jovens recém-formados ao mercado de trabalho e impactar positivamente o desemprego jovem.

O webinar reúne especialistas em recursos humanos, entidades empregadoras e jovens que viram a sua inserção no mundo do trabalho facilitada através do programa internacional do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’.

A iniciativa conjunta da Adecco Portugal, da Forum Estudante e do Consórcio Maior Empregabilidade tem como objectivo debater os caminhos que jovens e empresas enfrentam numa época onde o digital representa um desafio acrescido, tal como afinar as competências e o perfil tendencialmente mais procurado no período pós-pandemia.

O tema central será o efeito positivo dos estágios profissionais na inserção dos jovens recém-formados (com licenciatura ou mestrado) e as mais-valias de um currículo comportar experiência de trabalho no acesso ao primeiro emprego. Um espaço onde irá ser também abordada a importância da educação não formal e da criação de programas por parte das empresas que ajudem a desenvolver competências operacionais, como a literacia digital, a perspicácia empresarial geral, a auto-confiança, a comunicação e a capacidade de resolução problemas.

Será possível assistir em directo, é apenas necessário a realização de uma incrição gratuita que poderá ser feita aqui

.

Programa do Webinar "Estágios Profissionais: Porta Aberta para o Mercado de Trabalho?"

17:00 horas – Abertura e Moderação com Gonçalo Gil, da Fórum Estudante.

.

Fátima Costa, Directora de Outsourcing da Adecco Portugal sobre “Pandemia e o novo paradigma do mercado de trabalho: as competências mais valorizadas e os desafios do futuro” e “O Programa do Grupo Adecco CEO for One Month – O valor do estágio na entrada do mercado de trabalho”.

.

Sara Lopes da Silva, Talent Aquisition e Business Partner L’Oreal em “As competências que mais valorizamos em ambiente de estágio: onboarding digital, capacitação em estágio e potencial de entrada no mercado de trabalho”.

.

Q&A [Perguntas e Respostas] com Carolina Santos, do Departamento de Recursos Humanos Adecco Portugal, em “Começar a trabalhar a partir de casa: dicas prácticas” e “Onboarding digital – Os desafios de entrar numa nova empresa: como pode o candidato aproveitar o melhor o seu tempo de estágio?”.

Q&A com Bernardo Marçal e Sara Santos em “CEO for one month – Como este programa do Grupo Adecco valorizou a minha entrada no mercado profissional”.

.

18:30 horas – Debate com Gonçalo Gil da Fórum Estudante.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos