(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Vila do Bispo tem cinco praias ZERO poluição

Vila do Bispo tem cinco praias ZERO poluição

Vila do Bispo é o segundo concelho do país com mais praias sem poluição. Cabanas Velhas, Burgau, Boca do Rio, Castelejo e Cordoama são as cinco praias do município com ZERO poluição o que significa que não foi detectada qualquer contaminação nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

Os resultados foram divulgados no passado dia 15 de Junho, pela associação ambientalista ZERO onde apresentou as 44 praias ZERO poluição em Portugal. Esta análise teve em conta os parâmetros da legislação em vigor e concluiu que, em 2019, existem 43 zonas balneares costeiras e uma interior com ZERO poluição. Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3).

O que é uma praia ZERO poluição?

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de detecção em todas as análises efectuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia colie Enterococosintestinais). Isto é, em TODAS as análises efectuadas não houve sequer a detecção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de Fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

Mais informação em: https://zero.ong/44-praias-zero-poluicao-a-elite-das-aguas…/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos