(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - XI Festival do Perceve
(Z4) 2025 - CM Lagos - Santos Populares

Vicentina celebrou 33 anos de compromisso com o desenvolvimento local com passeio no concelho de Monchique

Vicentina celebrou 33 anos de compromisso com o desenvolvimento local com passeio no concelho de Monchique

Associação Vicentina, fundada em 1992, celebrou na passada sexta-feira, dia 13 de junho, o seu 33.º aniversário com um dia de celebração no concelho de Monchique, dedicado à partilha, ao território e à comunidade.

Num ambiente descontraído e de convívio, associados, parceiros institucionais e amigos da Vicentina juntaram-se para um passeio pelo território, dando destaque ao projeto “Monchique Serra e Artes”, promovido em parceria com as Juntas de Freguesia de Alferce, Monchique e Marmelete, no âmbito da Medida de Renovação de Aldeias do DLBC Rural do Grupo de Ação Local ADERE 2020, financiado pelo PDR 2020.

A jornada começou com uma visita à Fonte Santa, em Alferce, onde o grupo foi recebido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alferce, José Gonçalves. Seguiu-se uma visita à Vicentina SerrAdentro - Centro de Apoio à Família e à Comunidade de Monchique, com uma apresentação pela Coordenadora Técnica e Psicóloga Inês Marcelo, que deu a conhecer o trabalho da Vicentina na área da intervenção social.

O piquenique-convívio decorreu no Moinho do Poucochinho, também em Monchique, com a receção do Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, José Gonçalo, e a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Humberto Sério, e da Vereadora Helena Martiniano.

O dia terminou com a visita à Casa das Artes e Ofícios de Marmelete, onde a comitiva foi acolhida pela Secretária do Executivo da Junta de Freguesia de Marmelete, Marta Nunes.

Estiveram presentes ao longo do dia representantes de várias entidades parceiras, nomeadamente:

  • O Presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, José Vitorino
  • A Secretária da Junta de Freguesia de Odiáxere, Maria Celina Mendes
  • Representantes dos associados e parceiros da Vicentina:
    • A Joana Guinote, dos Amigos dos Pequeninos de Silves
    • O António Marreiros, da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor (A.R.B.A.)
    • A Isolina Oliveira, da Agência de Desenvolvimento do Barlavento
    • A Sandra Rosário, presidente da Direção da Associação In Loco, acompanhada da técnica Suzy Caboz
  • Em representação dos sócios fundadores da Vicentina, marcou presença o Messias Calado
  • E ainda a jornalista Aline Gattoni, do Jornal de Monchique

A Vicentina agradece a todos os associados, autarcas, colaboradores e parceiros que, ao longo destes 33 anos, têm contribuído para que este projeto de participação e desenvolvimento local continue a crescer e a fazer a diferença nos territórios do Sudoeste Algarvio.

Três décadas e três anos depois, celebramos com os olhos postos no futuro e o compromisso de sempre: trabalhar em rede, com e para as comunidades.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos