(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Tomada de posição da Cooperativa QRER relativa ao incêndio de dia 25 de Julho de 2022, e às suas consequências, na freguesia de São Marcos da Serra

Tomada de posição da Cooperativa QRER relativa ao incêndio de dia 25 de Julho de 2022, e às suas consequências, na freguesia de São Marcos da Serra

A QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, vem, pelo presente, manifestar a sua solidariedade a todos aqueles que foram afectados pelo incêndio que lavrou na freguesia de São Marcos da Serra, concelho de Silves, nos passados dias 25 e 26 de Julho, perdendo bens e formas de sustento, em muitos casos, fruto do trabalho de uma vida. Em apenas dois dias foram mais de 14km2 de área ardida, quase 10% da área total da freguesia.

A QRER presta homenagem a todos quantos estiveram envolvidos no trabalho de combate ao incêndio e no apoio às vítimas na fase activa do incêndio.

O reconhecimento da relevância ambiental e cultural deste território, agora tragicamente afectado (repetindo-se o que aconteceu em 2016), levou então a Cooperativa QRER a implementar nesta zona do concelho de Silves o projeto “Rio Arade: percurso das fontes Boião-Azilheira”. Com a inauguração do percurso pedestre em Fevereiro de 2020, desenvolveu-se um trabalho de sensibilização junto do público em geral e dos agentes responsáveis pela gestão do território para a relevância da Serra no contexto global das regiões do Algarve e do Baixo Alentejo e para a necessidade de protecção e de preservação dos valores paisagísticos em causa - valores humanos, naturais e culturais.

Atendendo às fragilidades que afetam este território, por todos conhecidas e intensificadas a cada novo ciclo de fogo, a QRER considera inadiável a adopção de medidas adequadas à realidade vivida, quer a curto, médio e longo prazo.

No caso das medidas de apoio imediato às vítimas do incêndio, manifestamos a nossa real preocupação, atendendo a que a Lei em vigor apenas atende às necessidades das vítimas dos incêndios florestais que ocorreram em Portugal no verão de 2017, deixando sem o adequado enquadramento legal as vítimas de ocorrências posteriores a essas datas, incluindo as de 2022.

Importa inquirir e esclarecer quais os mecanismos atualmente disponíveis para que as instituições públicas nacionais, regionais e municipais competentes garantam a prestação de auxílio às vítimas do incêndio de São Marcos da Serra, em matéria de: habitação (reconstrução ou recuperação de habitações), saúde (apoio psicossocial), protecção e segurança, rendimentos agrícolas, pecuários ou florestais atingidos, recursos e património natural e cultural afectados, por forma a agilizar e a colocar no terreno uma equipa interdisciplinar apta a identificar as diferentes tipologias de danos causados e a célere prestação do apoio devido, em função da realidade específica que caracteriza a vida nesta freguesia do interior do concelho de Silves e do Algarve.

Neste sentido, a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, de acordo com os seus recursos e meios, expressa a sua total disponibilidade para contribuir ativamente para a identificação, avaliação e implementação das medidas a adoptar, dentro do seu quadro legal de actuação.

Patrícia de Jesus Palma – Conselho de Administração da Cooperativa QRER/ Coordenadora do projecto “Rio Arade: percurso das fontes Boião-Azilheira”

Susana Calado Martins – Conselho de Administração da Cooperativa QRER

João Ministo – Conselho de Administração da Cooperativa QRER

Alexandra Cristina Inácio dos Santos – Designer, cooperadora da Qrer

João Guerreiro – Mesa da Assembleia Geral da QRER

Luísa Tavares – Conselho Fiscal da Cooperativa QRER

Yolanda Flores e Silva – Professora / Investigadora, cooperadora da QRER

Andreia Pintassilgo - Designer, Secretária Assembleia Geral da Cooperativa Quer

Célia Inácio – Cooperadora QRER

Pedro Barros – Arqueólogo, cooperador da QRER

Alice Pisco – Engª Técnica Agrária, cooperadora da QRER

Marcelo Dias – Cooperador da QRER

Ana Barreto – Cooperadora da QRER

João Marum – Cooperador da QRER

  • PARTILHAR   

Outros Artigos