(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Tetra Pak e Sociedade Ponto Verde lançam segunda edição de concurso nacional de incentivo à reciclagem

Concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” – 2ª edição
Tetra Pak e Sociedade Ponto Verde lançam segunda edição de concurso nacional de incentivo à reciclagem

O concurso é destinado a todos os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), de Portugal Continental e Ilhas, e tem como objectivo premiar o SGRU que, no final de 2022, registe o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, face ao ano de 2021.

Após os resultados animadores de 2021, este ano irão existir três vencedores a quem serão atribuídos 5.000 euros cada - valor que deverá ser entregue a uma instituição de cariz social, à escolha dos vencedores, cuja actividade decorra na sua zona de intervenção.

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, anuncia o lançamento da segunda edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”. Após os resultados animadores de 2021, a iniciativa está de volta para continuar a incentivar os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), de Portugal continental e ilhas, bem como os seus beneficiários, a aumentarem os níveis de recolha das embalagens de cartão para alimentos líquidos da Tetra Pak (ex. embalagens de leite, sumos, natas, vinhos, etc).

O concurso estará a decorrer até ao final de 2022 e não carece de inscrição. No início de 2023 irão ser analisados os dados obtidos e, os SGRU que registarem o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos encaminhadas para reciclagem, face ao ano de 2021, serão os vencedores da iniciativa.

Cada um dos vitoriosos será premiado com o valor de 5.000€ (cinco mil euros), que deverá ser atribuído a uma organização de carácter social, escolhida pelo SGRU vencedor, cuja actuação decorra na sua área de gestão, premiando assim toda a comunidade que contribuiu para alcançar o objectivo comum.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, explica: Lançámos este concurso em 2021 com o mote de reconhecer o trabalho dos SGRU, bem como de incentivar as comunidades a apoiá-los na sua importante tarefa: aumentar a reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos colocando-as no ecoponto amarelo. Após os resultados bastante positivos do ano passado, este ano estamos de volta para premiar não um, mas três SGRU, que com esta distinção irão apoiar mais causas sociais.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “A SPV une-se uma vez mais a esta iniciativa, privilegiando uma comunicação de proximidade às populações, que através da colocação dos pacotes de bebidas no ecoponto amarelo estarão a contribuir para a protecção do ambiente, para um ciclo de vida mais sustentável destas embalagens, mas também para ajudar a sua comunidade, juntamente com as suas autarquias e os responsáveis pela recolha das embalagens nos seus ecopontos. É com este espírito de cooperação e envolvimento entre todos que será possível promover a circularidade das embalagens.”

A aposta na segunda edição deste concurso, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, dá continuidade ao percurso que a Tetra Pak tem vindo a fazer, em Portugal, para sensibilizar a população para a colocação das embalagens de cartão para alimentos no único local que lhes dará uma segunda oportunidade: o ecoponto amarelo.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é uma empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar. Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores e clientes, de forma a disponibilizar produtos práticos, inovadores e ambientalmente responsáveis, capazes de satisfazer as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países. Com mais de 25.000 colaboradores em todo o mundo, acreditamos numa liderança industrial responsável, capaz de assegurar um crescimento sustentável. Para mais informação sobre a Tetra Pak, visite o nosso site Web, em https://www.tetrapak.com/pt-pt.

Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a concepção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve actualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos