Teia D'Ideias debateu a mobilidade no Algarve do Futuro

A Casa Manuel Teixeira Gomes acolheu esta quinta-feira o 5.º episódio do ciclo de tertúlias Teia D’Ideias, dedicado ao tema “Como nos vamos mover no Algarve do Futuro?”, reunindo especialistas do planeamento regional, mobilidade, urbanismo e gestão municipal para uma conversa aberta sobre os desafios e oportunidades que a região enfrenta neste domínio.
Os oradores convidados foram Elisabete Lemos (CCDR Algarve), Marta Teixeira (AMAL), José Cardoso (Município de Portimão) e Ricardo Pina (Ricardo Pina Arquitetos).
A sessão iniciou-se com uma análise ao estado atual do transporte público no Algarve, tema introduzido pela Dra. Marta Teixeira, da AMAL, que destacou a profunda reformulação em curso na gestão do transporte público regional. Revelou que está a ser lançado um novo concurso público que dará à AMAL uma capacidade de intervenção muito superior na definição da rede, dos percursos, dos horários e do cumprimento das obrigações de serviço, algo que até agora estava nas mãos dos operadores devido ao regime de concessão. Sublinhou que a atual percentagem de utilização do transporte público no Algarve é “ainda muito reduzida”, e que o reforço da oferta, aliado a novas soluções como o transporte flexível, será decisivo para inverter esta realidade. Explicou também a recente adesão ao Bilhete.pt, plataforma que permite planear viagens, consultar horários e aceder a informação atualizada nas paragens através de QR Codes. Recordou ainda o Passe Algarve, com um custo de 40 euros, disponível desde setembro, que pretende estimular a utilização regular dos transportes.
A reflexão sobre os desafios do transporte público serviu de ponto de partida para a intervenção de José Cardoso, representante do Município de Portimão, que identificou o automóvel como “o elefante na sala”, sublinhando que o crescimento populacional previsto para os próximos anos, aliado à escassez de habitação no centro urbano, tem empurrado residentes para as periferias, aumentando o trânsito e a dependência do carro. Apresentou vários projetos que o município tem em curso para contrariar esta tendência, como a futura linha de transporte que fará a ligação entre Portimão e algumas localidades do concelho de Lagoa, como o Parchal e Ferragudo. A ideia é que este transporte seja gratuito, e realizado com veículos elétricos. Outra das medidas mais significativas prende-se no prolongamento da V2 até à Escola da Bemposta, com o objetivo de aliviar o fluxo de trânsito diário na V6. O Município planeia também incentivar à mobilidade suave, com a criação de ciclovias em todas as novas estradas. José Cardoso afirmou ainda que “Portimão tem de se tornar uma cidade caminhável”, defendendo que a qualidade do espaço público, a iluminação urbana e os espaços verdes, são fatores determinantes para promover deslocações a pé e de bicicleta.
A importância desta articulação entre mobilidade e planeamento urbano foi reforçada por Elisabete Lemos, da CCDR Algarve, que apresentou o projeto do futuro Metro de Superfície (Metrobus), uma infraestrutura com cerca de 38 km, prevista para avançar de forma faseada e servir os principais polos geradores de mobilidade, como o Aeroporto de Faro, Gambelas, e a Universidade da Penha. Explicou que o projeto inclui corredores exclusivos para veículos elétricos e 60% de financiamento garantido no âmbito do Programa Regional.
A fechar, o arquiteto Ricardo Pina trouxe a perspetiva da arquitetura, defendendo que a mobilidade tem de ser considerada desde o início em qualquer projeto. Questionou a forma como algumas soluções poderão ser implementadas numa região marcada pela dispersão populacional, mas reforçou que a mobilidade futura tenderá a ser cada vez mais associada ao lazer, com uma redução nas deslocações profissionais impulsionada pelo teletrabalho, ainda que de forma menos expressiva no Algarve do que nas grandes áreas metropolitanas.
O debate evidenciou a necessidade de pensar a mobilidade de forma integrada, combinando melhor transporte público, redes cicláveis, soluções inovadoras e um planeamento urbano que dê prioridade às pessoas.
O Teia D’Ideias é um projeto da Teia D’Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Mais informações acerca desta e de outras iniciativas em www.teiadimpulsos.pt e na página de Facebook e Instagram da Teia D’Impulsos.




