(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila do Bispo alerta para perigo de incêndio rural entre hoje e amanhã

Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila do Bispo alerta para perigo de incêndio rural entre hoje e amanhã

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas próximas 48 horas prevê-se um quadro meteorológico adverso e que indica perigo de incêndio rural na região Sul do país, em especial no Algarve.

Em relação à humidade relativa do ar (HRA), para o dia de hoje, 9 de Junho, podem esperar-se baixos teores pela tarde (<20%) até à faixa costeira da zona Sul e no interior Norte e Centro, com fraca recuperação na região Sul e no interior do país, em especial nas terras altas, devido a inversões de temperatura.

Amanhã, dia 10 de Junho, tudo aponta para um aumento dos teores de HRA nos distritos mais próximos do litoral, prevendo-se que as zonas mais secas (de HRA<20%) sejam as que se encontram mais próximas de Espanha, com fraca recuperação nocturna no Algarve e no interior do país, em especial nas terras altas e com destaque para o distrito de Bragança e para a serra do Caldeirão).

Relativamente ao vento, este será predominante no quadrante Norte, podendo soprar por vezes forte (até 40 quilómetros por hora) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

As temperaturas irão sofrer um aumento gradual, nomeadamente no litoral Norte e Centro, atingindo valores entre 30 a 36 graus Celcius no interior Sul e Vale do Douro.

Em função destas condições, é expectável o aumento dos índices de risco de incêndio, que serão mais elevados no Algarve e Alentejo interior.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos