(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Segurança hídrica para a agricultura do Algarve passa pela ligação das nossas barragens ao grande lago do Alqueva

Segurança hídrica para a agricultura do Algarve passa pela ligação das nossas barragens ao grande lago do Alqueva

Não existem regiões prósperas sem agricultura forte. O Algarve, que está a fazer um esforço para diversificar a sua base económica, não prescinde de ter um sector primário competitivo. 

É por isso que em 2019 o Governo do Partido Socialista elaborou com a participação dos agricultores um Plano de Eficiência Hídrico para o Algarve de forma a garantir água para o consumo humano e para o desenvolvimento económico da nossa região.

Do lado da poupança estão disponíveis 14,5 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para melhorar a eficiência hídrica dos regadios públicos e 4 milhões para os sistemas privados, enquanto que do lado da oferta temos a captação de água no Pomarão, que vai levar 30 milhões de m3 de água para a Barragem de Odeleite, o estudo de viabilidade da Barragem da Foupana, com financiamento assegurado no Orçamento de Estado em vigor e numa segunda fase a interligação do Algarve ao Alqueva.

“Nós temos um investimento de 237 milhões de euros do PRR para garantir água ao Algarve. Medidas estruturais, que foram previamente acordadas com os agricultores, o sector do turismo, as autarquias e as entidades de defesa do ambiente e que já estão no terreno, como se viu esta semana com a abertura do concurso da Central Dessalinizadora que vai garantir 1/3 de todo o consumo humano de água no Algarve, diz Jamila Madeira.

Em visita à 8ª Mostra da Laranja, em Silves, a cabeça de lista do Partido Socialista sublinhou aos agricultores presentes no certame que além do que já está em curso e previsto fazer no Plano de Eficiência Hídrica devemos concretizar a ligação do Algarve ao grande lago do Alqueva.

“Concluída a ligação da Barragem de Odeleite ao Pomarão em 2026 ficaremos a 60km do Alqueva, logo devemos levar essa captação de água até Pedrogão, enquanto que a Barlavento, estando neste momento a ser equacionada a ligação do Alqueva à Barragem de Santa Clara, temos que incluir mais 40km para interligar também a Barragem da Bravura.”

Recorde-se que o lago do Alqueva tem capacidade para 4150 milhões de m3 de água e que em janeiro passado armazenou em 24 horas o equivalente a um ano do consumo urbano de água no Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos