(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2026 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Santa Catarina da Fonte do Bispo recebeu 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALGARVE 2030

Santa Catarina da Fonte do Bispo recebeu 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALGARVE 2030

Encontro contou com a presença de representantes da Comissão Europeia e destacou projetos apoiados na região, como o Museu Zer0 e iniciativas de qualificação de adultos

O Museu Zer0, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, acolheu, no dia 10 de março, a 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Regional ALGARVE 2030, um encontro que reuniu entidades responsáveis pela monitorização e execução do programa, incluindo representantes da Comissão Europeia.

Durante a reunião foi feito o ponto de situação da execução do programa, bem como a apresentação do plano de ação para a implementação das novas prioridades, permitindo avaliar o progresso dos investimentos financiados pelos fundos europeus e reforçar a articulação entre as entidades envolvidas na gestão do programa.

Para José Apolinário, presidente da Comissão Diretiva do ALGARVE 2030, estes momentos de acompanhamento são fundamentais para garantir a boa execução dos fundos europeus na região. “O Algarve 2030 é um instrumento essencial para reforçar a competitividade, a qualificação e a sustentabilidade da região. O acompanhamento próximo dos projetos e o diálogo entre as instituições permitem garantir que os fundos europeus estão a contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Algarve”, destacou.

A realização da reunião no Museu Zer0, projeto financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030, permitiu também dar visibilidade a um investimento inovador apoiado pelos fundos europeus. Localizado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, este espaço afirma-se como o primeiro museu de arte digital do país, representando um investimento total de 2.362.403,75 euros, com uma comparticipação europeia de 2.003.887,02 euros (80%).

Qualificação de adultos em destaque

Da parte da tarde, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira recebeu uma sessão temática dedicada à Qualificação de Adultos, focada na valorização da aprendizagem ao longo da vida e no reforço das competências da população adulta na região.

A sessão contou com a participação de vários especialistas e entidades ligadas à formação e qualificação, entre os quais Gregório de Castro, da Direção-Geral do Emprego da Comissão Europeia, Ana Sofia Dias, do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Isa Dias, da Madre Fruta, António Palma, do IEFP, e Elísio Silva, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Ao longo da tarde foram apresentadas diferentes ofertas formativas financiadas pelo ALGARVE 2030, incluindo Centros Qualifica, Formações Modulares Certificadas, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Cursos de Especialização Tecnológica, evidenciando o papel dos fundos europeus no reforço da qualificação e empregabilidade na região. Foram também partilhados testemunhos de alguns adultos beneficiários das referidas medidas.

Para José Apolinário, “Investir na qualificação das pessoas é investir no futuro da região. O ALGARVE 2030 permite reforçar oportunidades de formação e requalificação ao longo da vida, contribuindo para melhorar as competências dos adultos e para responder às necessidades do tecido económico regional”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos