(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Repensar as políticas de desenvolvimento territorial no novo ambiente global

Repensar as políticas de desenvolvimento territorial no novo ambiente global

O Algarve integra estudo comparativo sobre a atractividade das regiões, promovido pela Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE), com o apoio da Comissão Europeia.

A região do Algarve é uma das 3 regiões do país a integrar o estudo comparativo que está a ser realizado em 25 regiões e dez países (cinco da União Europeia), tendo em vista colaborar com as regiões a determinar a sua posição no novo ambiente global e a repensar as suas estratégias de atratividade.

No âmbito do referido estudo, decorreram nos dias 4 e 5 de julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, encontros da missão da OCDE com os principais atores-chave da região, com o objetivo de repensar a abordagem ao desenvolvimento territorial no novo ambiente global impactado pela crise da COVID-19, pelas megatendências (digital, climática e demográfica) e pela guerra em curso na Ucrânia.

As sessões de trabalho decorreram subordinadas a três temáticas: “Atração de investidores e melhoria das exportações”; “Atração e retenção de talentos para o desenvolvimento regional” e “Atração de visitantes de forma sustentável e inclusiva”. Participaram nas sessões de trabalho mais de vinte instituições de relevância regional, desafiados pela CCDR a identificar oportunidades, medidas e ações passíveis de promover a melhoria do posicionamento competitivo do Algarve.

A versão preliminar do estudo, com informação das 25 regiões, será apresentada no 4º trimestre do corrente, prevendo a CCDR Algarve organizar uma sessão de apresentação no final do ano.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos