Cerca de meio ano após a visita da comitiva oficial do Município de Lagos a Alcácer Quibir, para a assinatura do Acordo de Geminação entre as duas municipalidades, foi a vez de Lagos receber a visita da comitiva marroquina. Em sessão realizada na passada sexta-feira, no âmbito das Comemorações do Dia do Município, os representantes da delegação visitante e do Município anfitrião assinaram, uma vez mais, de forma simbólica o Acordo que pretende transformar uma memória sombria num relacionamento de amizade, cooperação e solidariedade.
Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Mohamed Simou, Presidente do Conselho Comunal da Commune de Ksar El Kebir (Alcácer Quibir), assinaram, na presença do Consul Honorário do Reino de Marrocos em Portugal (José Alberto Alegria) e do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos (Paulo Morgado), em Lagos, perante representantes das instituições locais de ambas as partes, o Acordo de Geminação entre as duas comunidades. Na cerimónia estiveram igualmente presentes o Conselheiro Cultural do Reino de Marrocos em Portugal e representantes de outros municípios geminados com Lagos, designadamente Manuel Pina, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), e Cláudia Sofia Horta Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Na sua intervenção Maria Joaquina Matos recordou os factos históricos comuns às duas comunidades, destacando a figura do Rei Dom Sebastião, a partida de Lagos para a fatídica Batalha de Alcácer Quibir, que marcou de forma tão trágica a história de Portugal pelas consequências que teve para o país, e o Mito do Sebastianismo, reiterando a vontade do Município de Lagos de - sem negar ou esquecer o passado - transformar esse passado numa relação de amizade, esperança e futuro. A Presidente da Câmara Municipal de Lagos mostrou-se confiante de que o Protocolo de Geminação celebrado seja um instrumento que permitirá a realização de iniciativas comuns visando o enriquecimento das duas comunidades, tendo partilhado a informação de estar a ser preparado um programa de acção a curto e médio prazo que vai dar concretização a tal aspiração.
Também Mohamed Simou fez uma breve retrospectiva histórica, sublinhado a ligação especial existente entre Alcácer Quibir e as duas cidades algarvias de Lagos e Silves, e partilhou o grande empenho existente na preservação do património histórico e cultural comum para o qual o Acordo de Geminação vem dar um passo decisivo. Sublinhou ainda que a Geminação com o Município de Lagos mereceu a aprovação do Rei de Marrocos, o que também é revelador do compromisso institucional existente.
José Alberto Alegria, Consul Honorário do Reino de Marrocos em Portugal frisou as excelentes relações existentes entre Portugal e Marrocos, considerando ser encorajadora a perspectiva das relações económicas entre os dois países. Na sua intervenção lembrou ainda os vários acordos de geminação já existentes entre municípios algarvios e localidades marroquinas, identificando a necessidade de se apostar igualmente na avaliação e melhor divulgação dos resultados destas relações bilaterais.
Por sua vez, Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, recordou a estratégia seguida pelo Município de Lagos de retomar e estreitar relações de amizade com povos dos cinco continentes com os quais os portugueses contactaram no período dos Descobrimentos, frisando a importância desse contacto e intercâmbio cultural para a evolução da Humanidade, uma vez que “nenhum povo tem o saber todo” necessitando de aprender com os outros povos.
A comitiva de Alcácer Quibir teve ainda oportunidade de visitar locais emblemáticos do concelho de Lagos e de participar nos actos comemorativos do Dia do Município de Lagos, protagonizando na Sessão Solene - que teve lugar no dia 27 de Outubro no Centro Cultural de Lagos - duas actuações musicais representativas da cultura marroquina.