(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

PSD Algarve: Cristóvão Norte rejeita aumento do preço da água no Algarve

Hipótese defendida por António Pina, Presidente da AMAL, em declarações à rádio OBSERVADOR
PSD Algarve: Cristóvão Norte rejeita aumento do preço da água no Algarve

Perante a possibilidade defendida por António Pina, Presidente da AMAL, de aumento da tarifa de água na região como forma de reduzir o consumo, Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, diz não. Segundo este responsável, “a solução para a falta de água não é aumentar o preço, muito menos num período em que a inflacção dispara e muitas famílias e empresas contam os tostões para suprir necessidades básicas. Não tornemos a vida de muita gente mais difícil do que já é. O preço da luz, do gás e da gasolina não depende do nosso país, a água sim e, por isso, este bem essencial deve ser protegido da inflacção.”

O PSD Algarve tem criticado os atrasos no processo de localização de uma central dessalinizadora, as hesitações na execução no plano de eficiência hídrica da região e a falta de um plano de desenvolvimento da região que tenha em consideração as possibilidades hídricas presentes e futuras da região.

Segundo Cristóvão Norte, “é por termos desperdiçado tanto tempo, décadas mesmo, que somos apanhados desprevenidos e se vem agora propor medidas de contingência para reparar o que não se fez no passado. Mesmo que o aumento do preço da água seja para consumos mais elevados, haverá sempre muitas empresas, de pequena, média e grande dimensão, desde logo a restauração, que irão sofrer na pele.

O PSD Algarve relembra que o anterior Ministro do Ambiente assumiu, em 2021, que os investimentos - mesmo os provenientes de fundos comunitários - feitos na eficiência hídrica da região teriam que ser suportados pelos consumidores.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos