(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

PS: Cinco mil crianças já têm creche gratuita no Algarve

PS: Cinco mil crianças já têm creche gratuita no Algarve

Número de vagas vai aumentar 567 lugares

Mais de cinco mil crianças já beneficiam de creche gratuita no Algarve, uma das medidas de apoio às famílias implementadas pelo Governo do Partido Socialista a par dos manuais escolares gratuitos e do aumento do abano de família, prestação que passou de 40 para 120 euros.

“O apoio à infância e às famílias é decisivo para o combate à pobreza e às desigualdades. Aos manuais escolares gratuitos, à garantia para a infância que abrange no Algarve quase dez mil crianças e jovens, ao aumento do abono de família, às 5090 crianças com creche gratuita, vamos somar na próxima legislatura o pré-escolar gratuito porque todos sabemos que as crianças que frequentam o pré-escolar têm depois maior aproveitamento no primeiro ciclo. Esta é uma forma de promover a igualdade de oportunidades e de não deixa ir ninguém para trás”, sublinhou Jamila Madeira.

Os candidatos do Partido Socialista às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Algarve reuniram com o Secretariado Regional das Misericórdias Portuguesas e os representantes da União Regional das Instituições Particulares Solidariedade Social, tendo como objetivos avaliar a implementação das políticas sociais na região.

A economia social tem um impacto decisivo na coesão territorial e na vida das famílias e as misericórdias, as IPSS’s e as mutualidades são a mão amiga que cuida dos nossos mais jovens e dos mais idosos e vulneráveis. Só no Algarve, falamos de 11 mil postos de trabalho no sector social e um financiamento do Estado, através dos acordos de cooperação, de 82 milhões de euros anuais.

Do encontro ficamos ainda a conhecer alguns dos 21 novos projectos sociais aprovados para a região do Algarve, 16 no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e 5 no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos sociais, num total de 16,6 milhões de euros de investimento que vão permitir criar mais 567 lugares em creche, 490 lugares em residências para idosos, 200 lugares em centro de dia, 208 lugares em serviço de apoio domiciliário e 60 lugares para pessoas com deficiência.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos