(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Primeira edição do programa "prato sustentável" está a ser um sucesso

Primeira edição do programa "prato sustentável" está a ser um sucesso

O programa “Prato Sustentável”, iniciativa que consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passam pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, que frequentam as cantinas escolares sob gestão do Município de Albufeira, está a ser um sucesso. No âmbito do programa, durante o passado mês de Setembro decorreram acções de capacitação das cozinheiras e workshops destinados a pais e encarregados de educação, que acolheram uma boa aceitação por parte de todos os participantes. O presidente da Câmara Municipal sublinha que os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, sendo urgente mudar os comportamentos alimentares das famílias.

O novo ano lectivo arrancou em Albufeira com a implementação do programa “Prato Sustentável”, um novo projecto na área da sustentabilidade alimentar, a decorrer em todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar e escolas do 1.º ciclo do concelho.

O programa que tem por objectivo promover hábitos de alimentação saudável e sustentável, com vista a reduzir a pegada ecológica, resulta de um protocolo firmado entre o Município de Albufeira e a Associação Vegetariana Portuguesa.

Um dia por semana é confeccionada uma refeição de base vegetal para todos os alunos que frequentem as cantinas escolares geridas pela autarquia, em que as leguminosas são a principal fonte proteica.

Para que a iniciativa seja bem compreendida e aceite por todos os intervenientes no processo, o programa contempla a realização de acções práticas de capacitação das cozinheiras (os) responsáveis pela confecção de refeições de base vegetal, bem como workshops destinados a pais e encarregados de educação, onde as crianças também puderam participar.

As acções de capacitação realizadas, nos dias 15 e 16 de Setembro, contaram com a participação de 53 cozinheiras (os), que confeccionaram alguns dos pratos que são disponibilizados nas cantinas no dia do prato sustentável.

O entusiasmo e interesse dos participantes foi por demais evidente, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que sublinhou que “a realização destas acções de capacitação das cozinheiras (os) são uma mais-valia para a melhoria das refeições servidas aos nossos alunos”.

O número 27 é que corresponde aos pais e encarregados de educação que trocaram o habitual programa de sábado, com a família e os amigos, num dos fins do fim-de-semana de 17 e 24 de Setembro, para participarem num workshop, onde aprenderem a confeccionar hambúrgueres e almôndegas de feijão com molho de legumes da época assados no forno e bolachinhas de banana e aveia, ideais para a sobremesa ou para o lanche. Adultos e crianças ficarem a conhecer as vantagens de consumir alimentos de base vegetal, a melhor forma de os cozinhar, e a “cereja no topo do bolo”, a confeccionar e provar estas deliciosas receitas, que mereceram a aprovação de todos.

José Carlos Rolo realçou que “actualmente os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, pelo que é importante mudar os comportamentos alimentares das famílias. Daí a importância de se proporcionar refeições de base vegetal nas nossas escolas, programa que necessita de ser complementado com a sensibilização dos pais e educadores, para que o trabalho desenvolvido nas escolas tenha continuidade em casa”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos