A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de abril/2024, realizada no dia 29 de abril, aprovou uma Moção sobre “Prevenir novos assoreamentos na Barra de Lagos – Por um projeto para a correção dos molhes”
“Lagos é uma cidade historicamente conhecida pela sua ligação ao mar e à navegação com as melhores praias do país, um dos maiores estaleiros navais da Europa e uma Marina mundialmente reconhecida.
Os problemas com assoreamento na entrada da Barra são recorrentes e conhecidos. O assoreamento tem levado a vários condicionamentos no tráfego marítimo e em 2022 a última situação grave gerou vários incidentes e levou a que o tráfego ficasse condicionado por mais de seis meses.
É um fato que as fragilidades da barra de Lagos limitam a fluidez do tráfego e o tamanho das embarcações que podem aceder às nossas infraestruturas. Esta situação prejudica não apenas os negócios atuais que dependem da entrada e saída de embarcações, como estrangulam o potencial de desenvolvimento das atividades náuticas em Lagos.
As intervenções de dragagem e desassoreamento são necessidades recorrentes que exigem procedimentos burocráticos morosos e se traduzem em operações dispendiosas para o erário público. São ações que mitigam a patologia mas não resolvem o problema da exposição ao assoreamento.
Na sociedade mais ligada ao mar, desde os desportistas, clientes da Marina, comunidade piscatória e empresas marítimo-turísticas é popularmente conhecido que “a entrada da barra está mal feita”. Contudo, Lagos continua sem qualquer previsão de ser feita uma intervenção corretiva aos molhes.
Entende-se por isso que é tempo das queixas dos nossos pescadores e demais atividades ligadas à navegação serem acompanhadas por ação política local.
Assim, a Assembleia Municipal, reunida no dia 29 de abril de 2024, delibera:
1 - Propor à Câmara Municipal de Lagos que aprofunde os relacionamentos com entidades competentes no domínio público hídrico e diligencie um estudo técnico que:
1.1 - Identifique os problemas da configuração atual da barra de Lagos face às dinâmicas costeiras adjacentes;
-
- - Aponte soluções de engenharia com vista à realização de um projeto de execução.
2 - Dar conhecimento desta deliberação às Associações de Pescadores e associações de marítimo turísticas da região, à Marina de Lagos, aos estaleiros que operam no concelho e à comunicação social regional.”