(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Presidente da Câmara Municipal de Albufeira deseja boas festas a empresários, coletividades e funcionários da autarquia

Presidente da Câmara Municipal de Albufeira deseja boas festas a empresários, coletividades e funcionários da autarquia

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a presença de todos, com destaque para a embaixadora Josefina Kosta, cônsul-geral da Guiné Bissau no Algarve, e recordou que desejar as Boas Festas a todos os parceiros e aos funcionários do Município é uma “tradição que faço questão de manter”.

José Carlos Rolo sublinhou que o Natal é a Festa da Família, no entanto, sublinha, é diferente de todas as outras, porque durante oito dias reunimo-nos em convívio à volta da mesa, trocamos presentes, mas sobretudo porque nos juntamos em espírito de Fraternidade, Paz, Amor e Solidariedade. Não se trata apenas do Natal da Família biológica, mas também da família dos clubes, das associações, de diferentes entidades públicas e privadas e das empresas que reúnem os seus colaboradores em volta do mesmo objetivo. E é precisamente isso que estamos a fazer aqui hoje “todos os que aqui estão representam a família do Município de Albufeira a quem agradeço o contributo em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Agradeço, igualmente, aos funcionários desta casa e desejo que no próximo ano trabalhem ainda melhor do que fizeram este ano, naquilo que é uma desejável melhoria contínua.

José Carlos Rolo disse estar a pensar nos próximos desafios que temos pela frente, nomeadamente “o problema da falta de água, em que todos temos que tomar, urgentemente, consciência da importância do seu uso parcimonioso; as alterações climáticas, sendo que temos o dever de alterar alguns comportamentos, quer a nível individual quer coletivamente, para minimizar as suas consequências; os problemas económicos e a guerra em diversos países com impactos significativos a nível mundial. Estou, também a pensar, disse, que Albufeira é um concelho eminentemente turístico, temos uma imagem construída que é preciso manter e melhorar, o que por vezes é dificultado devido à publicação de falsas notícias, como foi o recente caso da notícia sobre a criminalidade. Por vezes as próprias estatísticas do INE partem de falsos pressupostos, o que claramente aconteceu nesta situação, o que nos deixa ficar mal aos olhos da opinião pública, afirmou. “Albufeira é o concelho do país com o melhor nível de vida e isto deve-se a todos nós, Executivo Municipal, funcionários da autarquia, empresários, profissionais de diversas áreas, associações do concelho com uma forte dinâmica”. Refira-se que, apesar de sermos um concelho relativamente pequeno, temos 110 associações culturais, sociais e desportivas que todos os dias trabalham e se empenham para termos um concelho melhor. “A Câmara Municipal apoia todas estas entidades, quer se trate de uma responsabilidade direta, como é o caso da Educação, quer estejamos a falar de áreas de responsabilidade informal. Trata-se de um investimento nas pessoas, nas crianças e jovens do nosso concelho que são o futuro do nosso país. Hoje, durante a manhã, lançámos a 1.ª Pedra da Requalificação e Ampliação da Escola Básica de Ferreiras e temos vários projetos e obras em andamento como a requalificação da Escola Francisco Cabrita e da Escola Secundária, a construção do novo Centro de Saúde, a pavimentação da estrada 526 da Marina até Pêra, o melhoramento do Estádio da Nora, a construção do Coletor de Meia Encosta Poente na Avenida do Ténis, no âmbito do Plano Geral de Drenagem de Albufeira, a construção de um novo Auditório/Centro Cultural, pelo que continuamos a trabalhar em prol do melhoramento do nosso concelho e da condição de vida dos nossos cidadãos”.

A nível desportivo este ano tivemos uma excelente notícia, “vencemos a candidatura Albufeira Capital Europeia do Desporto em 2026. Este é um grande desafio, mas é um desafio calculado. Ao longo dos anos temos vindo temos a organizar ou a coorganizar grandes provas a nível nacional e internacional, mas também a apoiar o desporto informal, o que comprova o mote da nossa candidatura “Desporto para Todos”, dos mais novos, aos mais idosos, não esquecendo o desporto inclusivo”, realçou.

No que respeita ao Natal, temos um programa diversificado e para todos os gostos. As comemorações natalícias têm início a 13 de dezembro com o programa “Albufeira Natal”, a decorrer na baixa da cidade até ao próximo dia 23 de dezembro. Temos teatro, espetáculos musicais, um concerto de Natal pela Orquestra do Algarve, dança, mercadinhos e presépios de Natal, a caminhada e corrida São Silvestre Algarve – Albufeira, a Marcha/Corrida do Pai Natal, o programa da Passagem de Ano com o “Albufeira Carpe Nox 2025”, o Street Food Internacional com o Chef Nuno Bergonse e o Paderne Medieval, “eventos de referência ao nível das Comemorações de Natal e de Fim de Ano, na região e no país”. Boas Festas e um excelente Ano Novo e que o ano de 2025 traga Prosperidade, Paz, Amor para que sejamos uma sociedade mais justa e solidária.

Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira também apresentou as Boas Festas, mas ao invés de falar em obras físicas, que considerou de relevante importância para o desenvolvimento do concelho, colocou a tónica nas pessoas “O verdadeiro espírito de Natal reside em sermos melhores pessoas para que a sociedade melhore”. As obras físicas são difíceis de concretizar, mas as humanas, as alterações de comportamentos, a importância dos valores fundamentais de igualdade e fraternidade são ainda mais, afirmou. “É fundamental que pensemos em nós de forma altruísta, isto é, na perspetiva do nosso semelhante. O mais difícil é mesmo a mudança de mentalidades, pelo que convido a que façamos uma reflexão, uma introspeção no sentido de ajudarmos os mais necessitados, não apenas no Natal, mas durante todo o ano. No passado fim-de-semana houve uma ação de recolha de bens alimentares e, para quem não sabe, refira-se que neste momento o Banco Alimentar dá apoio a 400 mil pessoas necessitadas, daí a importância deste espírito comunitário e de interajuda”, concluiu.

No final, duas alunas do Conservatório de Albufeira, Matilde Emídio e Rita Frias executaram uma peça musical no violino, acompanhadas pela professora Bárbara Scheffs-Endres.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos