(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Prémios Essência do Ambiente: Águas do Algarve foi a vencedora na Categoria Sensibilização Ambiental

Prémios Essência do Ambiente: Águas do Algarve foi a vencedora na Categoria Sensibilização Ambiental

Foi com elevada satisfação e no dia em que se assinalou o Dia Mundial do Ambiente e o 3º aniversário do blog Essência do Ambiente, 5 de junho, que foram conhecidos os vencedores dos Prémios Essência do Ambiente, e a Águas do Algarve foi um dos felizes vencedores. 

Para a Águas do Algarve, é um orgulho e uma honra imensurável sermos reconhecidos por um trabalho que consideramos tão importante e significativo para o futuro do nosso planeta.

Sabemos que os desafios ambientais são enormes e complexos, mas acreditamos firmemente que, através da educação e do envolvimento da comunidade, podemos fazer a diferença. Cada pequena ação, por menor que pareça, contribui para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente. Este prémio não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho, mas também um incentivo para seguir adiante, redobrando os nossos esforços e ampliar as nossas iniciativas na região.

O projeto de Educação Ambiental da Águas do Algarve e intitulado “Desafio da Água – Poupança Sem Fronteiras” inclui não só as camadas mais jovens da sociedade, como também o público em geral.

A cerimónia decorreu de forma intimista no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, em Gondomar, tendo sido consideradas 5 categoria a concurso.

  1. Categoria Boas Práticas – “Reutilização de Águas Residuais Tratadas em Contexto Escolar”
  2. Categoria Educação Ambiental
  3. Categoria Sensibilização Ambiental
  4. Categoria Responsabilidade Social e Ambiental
  5. Categoria Investigação –

Os Prémios Essência do Ambiente, promovidos pelo Departamento de Comunicação e Educação Ambiental da Essência – Comunicação Completa, pretendem mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, destacando junto da sociedade civil projetos de elevado mérito. A iniciativa contou com a parceria da Pro.Comunicação, do Porto Canal e do Município de Gondomar. A mesma vai ser transmitida no Porto Canal, no dia 11 de junho, pelas 18h.

  1. A Sensibilização Ambiental na Águas do Algarve

Num quotidiano marcado pela velocidade dos acontecimentos, somos cada vez mais impelidos a viver o dia-a-dia, a olhar para o que temos e a dedicar pouco do nosso tempo a refletir sobre questões vitais da nossa vida coletiva.

O tema da água regressa às conversas de tempos a tempos, principalmente quando atravessamos longos períodos de seca. Aí sentimos um aperto, uma sensação de insegurança e a perspetiva de nos poder faltar na torneira o precioso líquido que tantas vezes damos como garantido. Se, a seguir, vem um período de chuva, passa esse sentimento de urgência, há quem volte a recuperar esse sentimento de normalidade e o assunto fica secundarizado. No entanto, sabemos que o ciclo da água, por si só, já não é suficiente para purificar este recurso natural, pelo que o acesso futuro a ele acaba por ser um dos grandes desafios da humanidade. Segundo as Nações Unidas, se continuarmos a poluir e degradar este recurso, não existirá água suficiente para saciar a sede de nenhum cidadão do Planeta já em 2050.

Este é um desafio que se coloca a todos nós e que deve estar permanentemente na agenda.

A gestão dos recursos hídricos envolve questões complexas que requerem uma abordagem colaborativa e coordenada. A Águas do Algarve têm tido um papel crucial na gestão da Água ao longo da sua existência. São mais de duas décadas dedicadas a construir, adaptar, gerir e manter um Sistema Multimunicipal que possa responder no presente e que dê garantias de sustentabilidade no futuro.

Um trabalho que vai muito além da construção e manutenção das infraestruturas ou da garantia da qualidade da água e que tem vindo a ser sempre acompanhado por uma política de comunicação e educação ambiental consistente e assertiva, abrangendo toda a população da região. A comunicação é fundamental para uma gestão eficaz da água, pois permite que todos os intervenientes compreendam a sua importância e trabalhem juntos para encontrar soluções sustentáveis.

Este trabalho tem exigido à nossa equipa uma profunda reflexão sobre a eficácia da comunicação e sensibilização neste setor. O objetivo, que nos tem norteado, tem sido, o de procurar sempre o melhor compromisso entre a informação e a sensibilização, aproveitando todas as oportunidades de comunicar para reforçar a importância de uma urgente reflexão, mudança de posturas e hábitos da comunidade.

No âmbito deste Projeto, em 2022, foram dinamizadas diferentes iniciativas regionais e nacionais que pretenderam alcançar a comunidade e população em geral, sendo que enumeramos abaixo as que mais de destacaram, assegurando desde já a continuidade do mesmo em 2023, já com várias ações na região.

Abaixo enumeramos as iniciativas que mais se destacaram em 2022 e as quais foram integradas na candidatura:

  1. Aguarte
  2. O Concurso “A Água e o Mar Para Mim”
  3. Minutos verdes em parceria com a Quercus https://youtu.be/t9otJ-8WrKc ; https://youtu.be/Jli_Dg5JzbY; https://youtu.be/F5l_XhnhlXQ
  4. Produção de vídeos educativos – Reutilização https://youtu.be/zbB6-6tVS90 - Somos todos Agua - https://youtu.be/rKQFlRR__lw
  5. Espetáculos abertos à comunidade centrados na Água
  6. Presenças em feiras
  7. Criação de novo projeto Editorial Revista – Aguas do Algarve
  8. Dias abertos com visitas gratuitas às nossas instalações
  9. Dinamização das redes sociais – YouTube – Instagram e Facebook

  • PARTILHAR   

Outros Artigos