Prazo para candidaturas aos Prémios ANAM 2025 termina sexta-feira

O prazo para a submissão de candidaturas à 5ª edição dos Prémios promovidos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) termina na próxima sexta-feira, dia 4 de abril. A iniciativa visa distinguir boas práticas nas assembleias municipais, incentivar a participação democrática dos jovens e premiar trabalhos de investigação e jornalismo sobre o poder local.
Esta 5ª edição inclui três categorias: Prémio Boas Práticas nas Assembleias Municipais, que reconhece o trabalho das assembleias municipais na promoção de boas práticas e na relação com os cidadãos; Prémio Trabalhos de Âmbito Escolar, destinado a projetos escolares que fomentem a cidadania e a democracia local; e Prémio Dr. José Manuel Pavão, que distingue estudos e investigações jornalísticas ou académicas sobre o poder local. Serão atribuídos prémios monetários de 1500 e 2500 euros para as duas últimas categorias, respetivamente.
São admissíveis candidaturas de assembleias municipais, estudantes, investigadores e jornalistas que tenham desenvolvido projetos alinhados com os objetivos dos prémios, que podem ser enviadas até 4 de abril de 2025 através do e-mail geral@anam.pt ou por correio registado para a sede da ANAM. Todas as informações e regulamento estão disponíveis em www.anam.pt.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia solene a realizar-se no dia 23 de maio de 2025, após o aniversário da ANAM e as eleições.
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, "estes prémios são um incentivo à reflexão, ao debate e à inovação sobre o papel das assembleias municipais. Queremos reconhecer e valorizar o trabalho de autarcas, jovens, investigadores e jornalistas que contribuem para o fortalecimento da democracia local e para a promoção dos valores democráticos no nosso país".
A edição de 2024 distinguiu 20 trabalhos nas três categorias, entre prémios e menções honrosas atribuídos.