(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Perguntas Impertinentes? O Centro Ciência Viva de Lagos tem respostas!

Perguntas Impertinentes?  O Centro Ciência Viva de Lagos tem respostas!

     Muitas vezes somos abordados por perguntas, muito pertinentes, sobre quase todas as áreas científicas.

Estas dúvidas, de Ciência e Tecnologia, surgem durante as várias actividades realizadas para os diversos públicos com que os Educadores e Monitores do Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) têm que lidar. Assim, surgiu o Projecto Ver Para Querer, com a ambição de responder a algumas dessas perguntas sobre o tema do Mar. Com este desafio, o CCVL produziu uma série de conteúdos audiovisuais que permitem que as perguntas perdurem por intermédio dos vídeos realizados pela equipa do CCVL.

É natural que estejamos satisfeitos e é com enorme prazer que apresentamos o primeiro vídeo que responde à questão “O que sabes sobre os Oceanos?”.

Esta pergunta, apesar de simples e prosaica, é muito frequente, sumarizando questões sobre estas importantes massas de água e que cobrem cerca de 70% da superfície da Terra.

Optámos por detalhar o ciclo da água, as várias massas de água do nosso Planeta, bem como abordar os cinco Oceanos e as suas principais características, até às diferentes profundidades dos Oceanos. Estas são algumas das curiosidades que podem ser desvendadas nestes vídeos, e conhecer mais sobre os oceanos do Planeta Terra poderia chamar-se perfeitamente “Planeta Água”.

Além destes vídeos, o Projecto "Ver Para Querer" desenvolverá também uma rúbrica dedicada a dar voz aos investigadores e numa outra rúbrica, serão os próprios alunos a responder às perguntas feitas por adultos.

Para ficar a par destas e de outras curiosidades sobre o Mar, nada como seguir a rúbrica “Os Educadores Respondem” e às perguntas impertinentes que existem sobre esse ainda desconhecido Mar. Os vídeos serão estreados nas redes sociais do CCVL (@CienciaVivaLagos no Facebook, Instagram, Youtube e TikTok) e ainda no nosso site https://lagos.cienciaviva.pt/3814/ver-para-querer O Projecto "Ver para Querer" é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal e com a DGPM - Direcção-Geral de Política do Mar como operador do Programa.

Sobre o Centro Ciência Viva de Lagos

A divulgação científica e tecnológica junto do grande público é a principal missão do Centro Ciência Viva de Lagos, tal como a formação de animadores e professores e o apoio às escolas, a colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas.

Para além das várias actividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras), o CCVL tem vindo a assumir um papel relevante noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da colaboração e implementação de projectos de Comunicação e Promoção da Cultura Científica ou como parceiro em Projectos de investigação científica desempenhando o papel de Comunicador de Ciência. Saiba mais em https://lagos.cienciaviva.pt/

Sobre os EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objectivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em https://www.eeagrants.gov.pt/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos