João Dias, deputado do Partido Comunista Português (PCP) na Assembleia da República, marcou uma vez mais presença na região do Algarve, com uma visita realizada no dia 1 de Fevereiro aos concelhos de Monchique, Portimão e Vila do Bispo.
Em Monchique, a delegação do PCP deu a conhecer à população e aos utentes dos correios daquela vila algarvia a sua posição contrária ao encerramento do Centro de Distribuição Postal que a administração dos CTT concretizou no passado dia 25 de Janeiro – uma decisão tomada em plena pandemia e «que contribuirá para uma ainda maior degradação do Serviço Postal, prejudicando as populações e os direitos dos trabalhadores», na óptica do mesmo partido.
Nesta acção, a população mostrou o seu descontentamento e preocupação perante a degradação deste serviço público, que foi, como é sabido, privatizado pelo último Governo PSD/CDS, não tendo sido revertida até ao momento, como o PCP há muito exige.
Em Alvor (Portimão) e Sagres (Vila do Bispo), a delegação do PCP encontrou-se com associações destas duas comunidades piscatórias para ouvir os pescadores, tendo confirmado as suas preocupações quanto à necessidade de políticas que valorizem a pequena pesca, inseparáveis de medidas que assegurem a valorização dos preços do pescado na primeira venda em lota, de apoios à modernização do sector, de valorização dos direitos dos pescadores incluindo no plano salarial.
Acrescem preocupações quanto à crescente ocupação por outras actividades das áreas historicamente associadas à pequena pesca.