(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Participação da PAS na Consulta Pública Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve, captação de água no Pomarão

Participação da PAS na Consulta Pública Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve, captação de água no Pomarão

A Plataforma Água Sustentável/PAS  submeteu  um parecer na Consulta Pública Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve, captação de água no Pomarão que terminou no passado dia 29 de Abril de 2024.

A captação de água no Guadiana, a jusante de Alqueva, a que se refere o projeto em discussão tem como objetivo criar condições para os novos regadios propostos, situados no sistema Beliche-Odeleite, que, supostamente, será reforçado por água oriunda desta captação - é o que está expresso no Plano de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA), ideia que é reforçada quando se lê o Estudo para o Regadio 2030.

Esta iniciativa vai ao arrepio das conclusões de estudos e decisões nacionais e europeias, nomeadamente a Diretiva-Quadro da Água (2000/60/CE) e, por outro lado, não tem assegurado o acordo, nem da empresa gestora do Alqueva, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. (EDIA), nem do governo nacional de Espanha, nem do governo regional da Andaluzia.

Na sua participação, a PAS reafirma que, fazer esta grande obra de engenharia com o objetivo de aumentar a área da agricultura intensiva - poluente e gastadora do recurso escasso, que é a água (e que todos os estudos apontam para que ainda o será mais no futuro), terá enormes impactos ecossistémicos e sociais, não é justificável, seja qual for o ângulo pelo qual se analise a situação.

plataformaaguasustentavel.wordpress.com

  • PARTILHAR   

Outros Artigos