Segundo os dados mais recentes da operação “Censos Sénior”, da GNR o distrito de Faro tem neste momento 3272 idosos a viverem sozinhos ou isolados. Num total de 41 868, o Algarve é a terceira região do país com mais pessoas nesta situação.
Com base nestes números, o PAN, através das suas representações nos municípios, onde mantém eleitos locais, nas Assembleias Municipais de Albufeira, Faro e Lagos, solicitou mais informações sobre a estratégia das câmaras para esta faixa etária da população.
Margarida Maurício, membro da Assembleia Municipal de Lagos e da Comissão Política Distrital do PAN no Algarve refere que “no contexto atual de pandemia, de COVID-19, a maior parte dos afetados graves são pessoas em idade avançada, e que requerem, portanto, cuidados especiais e extraordinários. Neste cenário é importante reforçar as medidas de proteção e perceber que estratégias os municípios estão a desenvolver nesse sentido.”
O PAN Algarve apela a que os municípios sigam alguns dos melhores exemplos praticados em outras partes do país, como o projeto RADAR, em Lisboa, que visa identificar as pessoas com mais de 65 anos que estão isoladas e perceber em que condições se encontram, que necessidades têm e que respostas precisam para que tenham uma vida mais autónoma e confortável.