(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

PAN quer regulamentação do restauro ecológico até ao final do ano

PAN quer regulamentação do restauro ecológico até ao final do ano

O Pessoas-Animais-Natureza deu hoje entrada de uma iniciativa em que propõe que já até ao próximo ano Portugal elabore e aprove um plano nacional de restauro ecológico, em cumprimento do regulamento comunitário sobre esta matéria, bem como proceda à criação de uma estrutura de adaptação climática da biodiversidade e um modelo de financiamento para a conservação e restauro da biodiversidade.

“Passado um ano desde a aprovação do regulamento da Comissão Europeia, a Lei do Restauro Ecológico, à data, não se conhece que Portugal tenha em preparação - ou esteja a ultimar - as obrigações que daí decorrem, nomeadamente a elaboração de um plano nacional de recuperação da natureza”, afirma a porta-voz e deputada do PAN, Inês de Sousa Real. “A aposta no restauro ecológico, complementarmente a medidas de conservação da natureza, é tão ou mais premente quanto é o facto de, no nosso país, a biodiversidade estar em acentuado declínio desde o início dos anos de 1970”, vinca.

Nesse sentido, o PAN pretende que Portugal antecipe tanto quanto possível a elaboração e aprovação de um plano nacional de recuperação, com metas de cumprimento, respetivo horizonte temporal e fontes de financiamento. Defende ainda a criação de um grupo de trabalho com vista à preparação de uma Estrutura de Adaptação Climática da Biodiversidade, defendida no relatório Biodiversidade 2030, e de uma proposta de modelo de financiamento para a conservação e restauro da biodiversidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos