(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

PAN escolhe Saúl Rosa como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Faro

PAN escolhe Saúl Rosa como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Faro

Saúl Rosa, natural de Vila Real de Santo António, 34 anos, licenciado como instrumentista de orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra, e CEO num grupo associado ao setor hoteleiro, será o cabeça de lista do PAN - Pessoas - Animais - Natureza pelo círculo eleitoral de Faro.

O candidato revela que esta candidatura é o culminar do compromisso do seu coletivo distrital com a promoção de um Algarve e um país mais sustentável.

O partido revela que esta candidatura irá focar-se em temas urgentes para o Algarve, como a necessidade de uma Gestão Hídrica responsável e sustentável, a contribuição para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região e no país e advogar pela implementação e melhoria de leis em prol do bem-estar animal. Saúl Rosa também enfatiza questões sociais, destacando a importância de priorizar o direito à habitação e abordar a pressão do turismo na região, indicando que “é urgente encontrar outras alternativas económicas para o distrito e apoiar o desenvolvimento tecnológico sustentável da região”.

O candidato do PAN pelo círculo de Faro expressou preocupação com a preservação do património natural do Algarve, destacando o trabalho mais recente do PAN na preservação das Alagoas Brancas, em Lagoa, com o movimento cívico “Salvar as Alagoas Brancas”, cuja consequência resultou na intenção de criação de um parque urbano na zona, financiado pelo fundo ambiental, ao invés da destruição desta importante zona húmida. No entanto, refere que ainda há muito por fazer e para melhorar e indica que é preciso as pessoas darem mais força ao partido com o seu voto para que o trabalho necessário seja feito na Assembleia da República.

Saúl Rosa ressaltou a importância do PAN oferecer uma alternativa ao eleitorado do Algarve e do país e afirmou que as questões do distrito merecem uma atenção especial no âmbito legislativo. As eleições estão marcadas para 10 de Março, e Saúl Rosa está confiante que o seu partido terá bons resultados tanto no distrito de Faro, como no resto do país:

“Estamos perante o crescimento de uma onda verde, não só nacionalmente como a nível europeu, como foi referido este fim de semana no evento de apresentação dos cabeças de lista, que decorreu em Lisboa, no passado sábado dia 20 de janeiro e que contou com a presença de Terry Reintke, eurodeputada e co-presidente do grupo ”verdes europeus”. Saúl Rosa acrescenta: “As pessoas estão a aperceber-se que o PAN é uma força alternativa à dicotomia PSD-PS e que se apresenta também como uma força de bloqueio a partidos que usam o populismo fácil como propaganda, de forma a subirem nas sondagens.” As nossas armas contra a demagogia e o populismo são o combate por mais dignidade social, uma maior defesa na causa animal, e melhor gestão dos recursos naturais, por exemplo."

O PAN conclui afirmando ter como objetivo eleger um grupo parlamentar nas próximas eleições legislativas, continuando a sua busca por uma abordagem progressista e responsável nas políticas discutidas na Assembleia da República e espera consolidar ainda mais o seu papel no panorama político nacional.

.

Mas quem é Saúl Rosa?

Nascido em Vila Real de Santo António em 13 de agosto de 1989, Saúl Rosa iniciou os seus estudos académicos e musicais na mesma cidade. Desde tenra idade, Saúl demonstrou paixão pela música ao integrar a Banda Filarmónica de Vila Real de Santo António e, posteriormente, o Conservatório Regional do seu concelho. Paralelamente ao seu envolvimento na música, Saúl também desenvolveu competências na atividade hoteleira desde cedo como empregado de mesa e bartender, e sempre teve uma forte ligação com os desportos de combate, iniciando-se nas artes marciais aos 12 anos sob a orientação do seu tio Ricardo Lopes. A sua dedicação levou-o a conquistar dois campeonatos nacionais de jiu-jitsu em 2008 e 2009.

Mais tarde, Saúl mudou-se para Lisboa para seguir a sua paixão pela música, iniciando uma licenciatura como instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Enquanto aprimorava a suas habilidades musicais, também mergulhou mais profundamente no setor da hotelaria, trabalhando como bartender em várias empresas de renome na capital portuguesa. Em busca de excelência, após concluir a sua licenciatura, Saúl continuou a aperfeiçoar a sua técnica em Munique, com o solista da Bavarian Radio Symphony Orchestra, Martin Angerer

Desde 2022, Saúl assumiu a posição de CEO numa empresa hoteleira no Algarve, mantendo ainda viva a chama da sua paixão pelo trompete (Continua a efetuar provas de orquestra). Além disso, desempenha o papel de representante de apoio ao cliente numa empresa ligada às plataformas digitais. A sua trajetória é marcada pela harmonia entre a paixão pela música, as artes marciais, a gestão empresarial e o seu ativismo político associado à defesa do meio ambiente, às causas sociais e à defesa da causa animal. Tendo participado em inúmeras iniciativas de ativismo político, é filiado pelo partido PAN-PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA desde 2019, e comissário político distrital de Faro desde 2020, tendo criado também a Comissão Política Concelhia da sua terra natal.

Em 2021 foi candidato à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, numa candidatura histórica pelo partido, tendo sido a primeira vez que o PAN concorreu a eleições autárquicas neste concelho. É agora membro da comissão política nacional do PAN e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos