(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2024 - CM Lagos - Semana Europeia da Mobilidade

PAN Algarve apoia petição sobre Alagoas Brancas e deixa recado a municípios sobre inundações

PAN Algarve apoia petição sobre Alagoas Brancas e deixa recado a municípios sobre inundações

O PAN Algarve, em parceria com o movimento cívico “Salvar as Alagoas Brancas” está a efectuar esforços para a difusão da nova petição para salvar a zona húmida das Alagoas Brancas.

O objectivo da mesma é o de reunir assinaturas suficientes para solicitar a revisão do plano director municipal e classificar das Alagoas Brancas como zona de importância ecológica local, à imagem do que fizeram outros municípios algarvios como Loulé e Silves, dados os estudos criados pela Associação Almargem que revelam que «as zonas húmidas são os mais ricos, complexos e produtivos ecossistemas da biosfera, representam um papel importante na filtração das águas, na regulação hídrica e climática e não podem ser recriadas pelo Homem.».

Segundo Saúl Rosa, comissário político do PAN Algarve, “é necessário por fim imediato a qualquer possibilidade de construção urbana na referida zona. Para entendermos o quão importante é este processo de manter o nosso património natural, vejamos agora as recentes inundações no resto do Algarve, resultantes das constantes acções humanas alterando todo o ecossistema, tornando cada vez mais imprevisíveis a frequência e periodicidade das chuvas e concentrando enormes quantidades de quedas de água, processo esse cada vez mais catastrófico e menos adequadas à sobrevivência da nossa fauna e flora, além de nós próprios estarmos em risco.

Pela sua importância pedimos às algarvias e aos algarvios bem como ao resto do país que perca 20 segundos do seu tempo a assinar a petição, para impedir esta destruição ilógica que terá consequências inter-geracionais. Se os municípios têm a obrigatoriedade de encontrar soluções para impedir estes períodos ora de seca, ora de inundações, não podemos continuar a destruir zonas húmidas que são soluções naturais para esse problema”.

O link para a petição poderá ser encontrada no seguinte link: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT114513

  • PARTILHAR   

Outros Artigos