O PCP sempre junto à luta organizada dos trabalhadores

Uma delegação do PCP juntou-se à luta dos trabalhadores da saúde, junto ao Hospital de Portimão. A ação foi promovida pela União do Sindicatos do Algarve, no âmbito do dia de luta regional de 7 de Agosto.
Solidário com a luta destes trabalhadores, o PCP, que assumiu o combate à política de direita prosseguida pelo Governo, pretende soluções para valorizar os profissionais de saúde e afirma que essa valorização é essencial para a sua fixação no SNS e para assegurar o adequado funcionamento dos serviços públicos de saúde.
A par da luta, na Assembleia da República, o PCP apresentou um Projeto de Lei para a valorização dos profissionais de saúde no SNS, que propõe o início dos processos de negociação coletiva para a valorização de cada uma das carreiras dos trabalhadores da saúde, a implementação da dedicação exclusiva, e a criação de um programa de regresso de profissionais de saúde para o SNS.
Na Assembleia Municipal de Portimão, a CDU propôs em moção: 1. Que a Urgência Pediátrica, o internamento de Pediatria, o Bloco de Partos e o serviço de Obstetrícia do Hospital de Portimão continue de portas abertas, em pleno funcionamento, mantendo uma prestação de serviços de qualidade e indispensáveis na assistência materno-infantil de toda a população.
2. Reclamar o respeito de todos os direitos dos trabalhadores do Hospital de Portimão e do aproveitamento integral da sua dedicação e conhecimentos técnico-profissionais.
Esta moção chumbou com os votos contra do PSD e a abstenção do PS.
É intolerável o sucessivo encerramento de urgências, em particular de ginecologia e de obstetrícia no Hospital de Portimão e inadmissível o comportamento dos eleitos locais contra o seu próprio hospital e respetivos trabalhadores. É urgente a valorização dos trabalhadores da saúde.