O PS Algarve tornou público, após a aprovação do orçamento 2020, que o Hospital do Algarve figurava nas opções do Governo.
Nada mais falsamente manipulador. O Governo, assinale-se de forma transparente, embora tragicamente errada para o Algarve, tornou público, num quadro plurianual, as opções para a presente legislatura. O Hospital do Algarve não consta, como se pode ver na imagem. Não há um euro que seja para o que quer que seja.Aliás, se constasse não haveria necessidade da Ministra da Saude, na semana passada, ter anunciado que lançaria os estudos para o mesmo em 2021.
Acresce que a proposta de alteração do orçamento apresentada pelo PSD para fazer cumprir o despacho que estabelece as prioridades de hospitais a nível nacional - e em que o Algarve figura em segundo lugar - foi chumbado com votos contra do PS e abstenção do BE.
Por outro lado, o hospital do Algarve não consta no compromisso enviado para Bruxelas com as novas infra-estruturas a realizar até 2023.
O Algarve precisa de um novo hospital. Não resolve todos os problemas, mas é um instrumento vital para fixar quadros e modernizar as respostas, as quais estão cada vez mais enfraquecidas.
Com sentido de responsabilidade não nos podemos demitir de repor a verdade e instar o Governo e o PS a fazerem o que é importante.