(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Novas espécies em vias de extinção chegam ao Zoo de Lagos

Novas espécies em vias de extinção chegam ao Zoo de Lagos

No final de Fevereiro, o Zoo de Lagos acolheu 2 espécies novas, uma delas criticamente ameaçada, a Tartaruga-panqueca (Malacochersus tornieri). O seu nome deve-se à sua carapaça muito achatada e leve. Por isso, é uma das poucas espécies de tartaruga que, em lugar de se esconder na carapaça, consegue correr para fugir. Encontrando-se apenas em pequenas áreas do Quénia e Tanzânia, a tartaruga-panqueca está Criticamente em Perigo (CR), e por isso, está também inserida nos programas de gestão de populações em Zoos (EEPs), que contribuem para a sobrevivência e conservação da espécie.

Para além disso, o Zoo também acolheu mais uma espécie nova de felino e irá acolher em Março, outra. O macho de Serval (Leptailurus serval) chegou do Parque Zoológico Oasys, em Espanha e já se encontra em exibição. E em Março, vamos receber 2 Linces-dos-Cárpatos (Lynx lynx carpathicus), uma espécie também ameaçada e integrante dos programas de gestão de populações em Zoos. Estes animais vêm do Zoo de Liberec, na Républica-Checa e são muito importantes, pois fazem parte de um programa de reintrodução da espécie na Natureza, na zona dos Cárpatos, que envolve países como a República Checa, Eslováquia, Polónia, Roménia e Ucrânia.

Para além destes, o Zoo também têm novos animais que nasceram no Zoo há pouco tempo. Visitem-nos e venham ver o nosso novo Canguru-cinzento Oriental, ainda meio tímido, dentro do marsúpio da mãe, e o novo bebé Siamango, agarrado ao peito da mãe.

Legenda das imagens:

1. Linces-dos-Cárpatos (Lynx lynx carpathicus);

2. Serval (Leptailurus serval).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos