Os municípios de Vila do Bispo e de Lagos celebram a memória do Infante Dom Henrique, criador da Escola de Sagres e figura maior dos Descobrimentos Portugueses, no 464.º aniversário da sua morte em Sagres, no dia 13 de novembro de 1460.
O Infante Dom Henrique foi o terceiro filho do rei D. João I e nasceu no Porto a 4 de março de 1394, tendo-se constituído, ao longo da sua vida, como o grande impulsionador da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses.
A sua vida ficou indelevelmente ligada ao Algarve quando, após a participação na conquista de Ceuta ao lado do pai e irmãos em 1415, foi distinguido com título de Duque de Viseu em cerimónia pública ocorrida em Tavira. Sob a sua égide, Portugal consolidou a sua opção atlântica, de resto já patente aquando da aliança estabelecida com Inglaterra, em 1373. É hoje unanimemente reconhecida a sua ação no apoio que proporcionou, a diferentes níveis, incentivando e promovendo viagens de exploração da costa ocidental africana e dos arquipélagos atlânticos.
A sua atitude e perseverança refletiram-se na descoberta (1419) e colonização (1425) da Madeira, dobrar do cabo Bojador (1434), descoberta (1427) e colonização (1439) dos Açores, e chegada ao cabo Branco (1441), ilha de Arguim (1443), rio Senegal (1444), ilhas de Cabo Verde (1456) e Serra Leoa (1460).
Com os seus navios às portas do golfo da Guiné, o infante D. Henrique faleceu em Sagres aos sessenta e seis anos, no dia 13 de novembro de 1460. Fruto de uma atitude tão pragmática quanto avisada, criou as bases com vista a dar continuidade à expansão marítima por si iniciada, permitindo que esta, após a sua morte, dispusesse de condições para ser prosseguida.
Para celebrar a sua memória, o Município de Vila do Bispo, a Fortaleza de Sagres e a Paróquia de Sagres prepararam um programa que inclui um recital de acordeão e contrabaixo, uma missa, conforme desejo expresso no seu testamento, e a deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua, na Vila de Sagres.
Amanhã, dia 13 de novembro, o programa inicia-se no Salão da Igreja Paroquial de Sagres pelas 15 horas, com um recital de Gonçalo Pescada (Acordeão, Bandoneon e Accordina) que conta com a participação especial do contrabaixista Bruno Vítor
Com vários prémios no currículo, Gonçalo Pescada foi o primeiro licenciado e doutorado em música (Acordeão) em Portugal. Bruno Vítor colabora regularmente na Orquestra do Algarve, tendo acompanhado artistas de renome internacional como Richard Galliano. Desde 2014 é contrabaixista da artista Viviane.
Segue-se uma Missa de Sufrágio pela alma do Infante D. Henrique, pelas 15h45 na Igreja Paroquial de Sagres. O programa encerra com a deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua, por parte do município de Vila do Bispo, pelas 16h30.
Por seu lado, o Município de Lagos evoca esta figura proeminente dos Descobrimentos Portugueses e da própria história de Lagos com a realização de várias atividades onde se destaca a apresentação da Ordenação Heráldica da Associação de Municípios Terras do Infante (Centro Cultural de Lagos, 11 horas) e homenagem junto ao Monumento do Infante (18 horas), seguida de missa de sufrágio na Igreja de Santa Maria (18h30).
Ainda neste contexto, o Município de Lagos promove duas visitas guiadas no dia 16 de novembro, pelas 15 horas, intitulada “