(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Município de Lagos renova apoios ao associativismo cultural

Município de Lagos renova apoios ao associativismo cultural

A Câmara Municipal de Lagos aprovou ontem a proposta de atribuição anual de apoios ao associativismo cultural, conforme condições previstas em regulamento.

As associações culturais e recreativas do concelho que, com a sua atividade, projetos e eventos, contribuem para diversificar, valorizar e complementar a oferta de animação cultural promovida pelo próprio município, irão receber em 2024 subsídios que atingem um montante global de cerca de 800 mil euros, o que representa um aumento de 19% face ao aprovado no ano anterior.

Dos 96 projetos candidatos, apresentados por 24 agentes culturais locais, o município decidiu, com base na avaliação efetuada, apoiar 70 projetos nos mais variados âmbitos de atuação, os quais vão desde a música popular às escolas de música e de dança, passando pelas artes teatrais e performativas, grupos corais, artesanato, colecionismo e atividades para a população sénior. A aposta na formação de públicos e os projetos realizados em articulação com os agrupamentos escolares do concelho, direcionados à população estudantil, foram alguns dos critérios valorizados.

Para além de suporte financeiro, o município continuará a disponibilizar o apoio logístico à realização das atividades e a sua frota de viaturas para as deslocações dos agentes culturais e respetiva participação em eventos dentro e fora do concelho. Estes apoios não financeiros são, uma vez mais, alargados a outras entidades, como sejam, as paróquias, a Liga dos Combatentes, o Corpo Nacional de Escutas e as Juntas de Freguesia, que, apesar de não se enquadrarem na figura de coletividades culturais, desenvolvem trabalho meritório no âmbito da dinamização e envolvimento das comunidades locais.

Na mesma reunião, a autarquia deliberou, ainda, os montantes dos apoios financeiros a destinar às seis coletividades que aceitaram o convite do município para participar na 5.ª edição das Marchas Populares, evento que animará a cidade de Lagos nos dias 13 a 15 de junho. São elas o Estrela Desportiva de Bensafrim, a NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, o Clube Desportivo de Odiáxere, a Santa Casa da Misericórdia de Lagos, o Clube Artístico Lacobrigense e o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos. Os seis mil euros a atribuir a cada entidade destina-se a fazer face aos custos decorrentes da produção musical, coreográfica, cenográfica e guarda-roupa, já que se trata de um evento que vive muito deste impacto visual e musical.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos