(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Município de Lagos distinguido no âmbito do projecto ECO XXI

Município de Lagos distinguido no âmbito do projecto ECO XXI

Alcançando uma pontuação global de 73,3% na análise e ponderação de desempenho em 21 indicadores de sustentabilidade ambiental, Lagos foi, uma vez mais, distinguido com a Bandeira Verde Município ECO XXI, vendo reconhecida a validade das políticas, boas práticas e acções desenvolvidas localmente.

Na edição deste ano participaram 59 municípios, dos quais 54 atingiram os objectivos mínimos para ver o seu desempenho premiado com a atribuição da Bandeira Verde. Em termos globais a média do índice situou-se nos 65,9%. O município lacobrigense foi um dos cinco municípios algarvios a apresentar candidatura em 2022, sendo dos mais pontuados na região, ao posicionar-se no escalão dos 70 a 80%.

Em alguns domínios Lagos obteve uma pontuação muito próxima da máxima, destacando-se nos indicadores respeitantes à promoção da educação ambiental, à certificação de sistemas de gestão, à saúde e bem-estar, conservação da natureza, agricultura sustentável e desenvolvimento rural e, ainda, em matéria da sustentabilidade do turismo. A autarquia também melhorou o desempenho em cinco indicadores face aos resultados alcançados no ano anterior.

Esta avaliação externa, realizada por um painel de especialistas com mais de 50 elementos, representando 38 instituições, a que o município se submete anualmente, é uma forma de valorizar as áreas com melhor performance e identificar aquelas que necessitam de melhoria, gerando um compromisso para com os cidadãos com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do território.

Mais informações em:
https://ecoxxi.abae.pt/municipios-ecoxxi-2022/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos