(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Município de Faro termina com processos de licenciamento de obras em papel

Município de Faro termina com processos de licenciamento de obras em papel

Licenciamento de projectos urbanísticos online arranca a 1 de Junho

Na óptica da modernização e simplificação administrativa e dando cumprimento ao estabelecido no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro na sua actual redação), a Câmara Municipal de Faro pretende levar a cabo a desmaterialização dos procedimentos de controlo das operações urbanísticas desenvolvidas no concelho.

A partir do próximo dia 1 de Junho 2020, será possível apresentar em formato digital requerimentos ou comunicações de operações de loteamento, de obras de urbanização, edificação ou demolição, de autorizações de utilização e suas alterações, ou seja, a tramitação de todo o tipo de processos de operações urbanísticas será feita de uma forma digital.

A Câmara Municipal de Faro prepara-se para implementar um programa de desmaterialização dos procedimentos administrativos relacionados com a gestão urbanística. A plataforma digital E-Paper corresponde a uma solução informática que permite a receção e tramitação digital dos processos referentes às várias operações urbanísticas, apresentando mais-valias no sentido da simplificação, sistematização e transparência dos mesmos. Trata-se de mais um importante passo no processo de modernização autárquica, com o objetivo de simplificar a vida a todos os interessados, particulares, técnicos e outros e tornar os serviços camarários mais eficientes, com a vantagem de os requerentes terem possibilidade de acompanhar, via internet, a situação dos processos que submeteram. Apontam-se ainda como vantagens da instrução digital dos processos a melhoria da capacidade de respostas na área do urbanismo, tornando os procedimentos menos burocráticos e mais céleres, a análise mais rigorosa e segura dos documentos e a redução do consumo de papel e outros consumíveis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

A autarquia avança com esta medida numa altura em que as deslocações à câmara municipal com atendimento presencial estão a ser cada vez mais desaconselhadas, em consequência da pandemia da Covid-19.

Os processos deverão ser entregues em formato digital no Balcão Único “Viver Faro” na Loja do Cidadão, localizada no Mercado Municipal de Faro ou para o e-mail: balcaounico@cm-faro.pt (apenas em período de aconselhamento de confinamento pelo COVID-19).

Todos os documentos necessários para a apresentação dos processos estão disponíveis e atualizados na página Web do Município de Faro. (Serviços municipais- formulários-urbanismo).

Para mais informações, os requerentes deverão entrar em contacto com o Departamento de Infraestruturas e Urbanismo, através dos contactos: 289 870 807 ou diu@cm-faro.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos