(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Município de Albufeira recebe selo de mérito por projecto de apoio a cuidadores informais

Município de Albufeira recebe selo de mérito por projecto de apoio a cuidadores informais

O Município de Albufeira foi reconhecido como um dos que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Este reconhecimento materializa-se na atribuição de um selo de mérito e decorre da candidatura do projeto “Espaço Integrar – De Nós para Nós", apresentada à 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Trata-se de um movimento com dezenas de associações portuguesas que visam concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai ou da mãe.

Este projeto do Município de Albufeira foi um dos que obteve as melhores avaliações globais (com base nos diferentes critérios que constam no regulamento), podendo, a partir de agora, utilizar o selo de mérito durante a vigência do “Nós para Nós”, ou seja, até ao final de 2023. O júri foi composto por um grupo de representantes das associações que compõem o Movimento e que avaliaram as 50 candidaturas, das quais 24 foram reconhecidas com o selo RACCI.

O “Espaço Integrar”, da responsabilidade do Município e localizado no Parque Lúdico, acolhe desde 2018 encontros mensais de pais e cuidadores de crianças portadoras de deficiências. Neste momento o número de pais, mães e cuidadores que frequentam os encontros é de cerca de quatro dezenas, sendo que um dos objetivos, o de criar uma rede de apoio entre os cuidadores, encontra-se já concretizado. “Há neste momento uma dinâmica muito salutar entre os cuidadores informais e que vai para além destes encontros”, frisa a vereadora responsável pela área da Ação Social, Cláudia Guedelha.

Albufeira tem mais de 250 crianças com problemas de ordem física ou neurológica a frequentarem as escolas, e existem também jovens adultos e crianças em idade pré escolar que, não estando a frequentar estabelecimentos de ensino, necessitam muitas vezes de apoio e encaminhamento, que o programa “De Nós para Nós” consegue proporcionar.

São encontros onde os pais e cuidadores destas crianças e jovens podem falar dos seus problemas, das suas dúvidas e angústias, trocarem experiências e, acima de tudo, não se sentirem sós nesta árdua tarefa que é cuidar e educar uma criança portadora de deficiência, que tanta atenção requer no seio da família.

“Com estes encontros facultamos informações aos cuidadores para saberem dos direitos que têm, quais os serviços e apoios sociais que existem à sua disposição, bem como sobre quais os procedimentos para aceder aos mesmos, através da equipa dinamizadora deste projeto. Tem sido um projeto de grande sucesso, que necessita de continuidade e o selo de mérito que agora recebemos, vem comprovar as nossas boas práticas quanto aos cuidadores”, continua aquela responsável.

Satisfeito com esta distinção, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo salienta a necessidade de haver mais atenção para com a figura do cuidador: “Vermos os nossos projetos e os esforços reconhecidos é sempre muito agradável. Traz-nos também uma responsabilidade acrescida, que é, mais do que continuar com os projetos de sucesso, potencializá-los ainda mais. Esta é uma área deveras delicada dos nossos dias, que exige um novo olhar e uma maior atenção, e não obstante o incremento comunicacional, os cuidadores informais sentem-se sozinhos muitas das vezes”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos