A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade, na sua Sessão Ordinária de Junho de 2021, realizada no dia 28 de Junho, a proposta do Movimento Lagos Com Futuro (LCF) para a instalação de sensores (ou sistema alternativo) nos acessos das viauras aos parques de estacionamento público do Município.
Considerando que, actualmente, o acesso das viaturas aos parques de estacionamento público em Lagos está condicionado por procedimentos que requerem o contacto físico com sistema/máquina que fornece os bilhetes antes de se transpor a barreira móvel, o contacto obrigatório com o mesmo levanta para a LCF uma preocupação relativamente à possibilidade de contágio dada a pandemia de Covid-19 que se atravessa.
Com o concelho a registar um valor de incidência perto dos 200 infectados por cada 100 mil habitantes, o Movimento pretende com esta medida «minimizar os efeitos deste cenário».
Assim, automatizar o acesso ao bilhete de estacionamento sem contacto físico, como já fazem, inclusive, as concessionárias das portagens das auto-estradas, permitirá, na óptica da LCF, «eliminar [mais] um factor de risco responsável pela propagação do vírus».
Neste sentido, a proposta é para que seja realizado um estudo por forma a «viabilizar a instalação de sensores (ou solução alternativa) nos sistemas de acesso das viaturas aos parques de estacionamento públicos da responsabilidade da Câmara Municipal».
Nenhuma das bancadas se pronunciou contra a proposta, que obteve parecer favorável e unânime.