(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Mais de 1 milhão de garrafas PET recolhidas no projecto-piloto "Reciclar a Valer+"

Mais de 1 milhão de garrafas PET recolhidas no projecto-piloto "Reciclar a Valer+"

"Reciclar a Valer +" já converteu a entrega de mais um milhão de garrafas de plástico PET em mais de 38.000 euros para os consumidores.

O projecto-piloto ‘Reciclar a Valer+’, lançado em Outubro de 2019, pela Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo, já ultrapassou o marco de um milhão de garrafas de plástico PET recolhidas na máquina de reverse vending instalada no Pingo Doce da Malveira, com o objectivo de promover a economia circular através de incentivos aos consumidores.

Ao longo deste período foram realizadas 41.583 entregas de garrafas de plástico PET, com uma média de 24 unidades por cada deposição. O mês que registou o total mais elevado de garrafas depositadas foi o de Setembro de 2020, com mais de 74.000 unidades encaminhadas para reciclagem. Por cada deposição o consumidor recebe vales de desconto, consoante o tamanho das embalagens (0,02 euros para garrafas até 0,50 litros e 0,05 euros para garrafas acima de 0,50 litro e até 2 litros), para descontar na loja. Até ao momento, somaram-se mais de 40 mil vales emitidos, equivalentes a um total de 38.932,98 euros.

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, bem como a Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens deste material, colocadas no mercado da União Europeia, deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis até 2030. As garrafas de plástico de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou de outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha, logo, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.

O projecto “Reciclar a Valer+” é uma iniciativa da Novo Verde em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo – Tratamento de Resíduos Urbanos Sólidos Urbanos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos