(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Maioria absoluta PS na Câmara Municipal de Lagos reprova criação das áreas de reabilitação urbana, ARU, em Odiáxere, Bensafrim e Barão de S. João

Maioria absoluta PS na Câmara Municipal de Lagos reprova criação das áreas de reabilitação urbana, ARU, em Odiáxere, Bensafrim e Barão de S. João

Em nota de imprensa, a Coordenadora de Lagos da CDU refere que «após a criação em 2012 da ARU da cidade de Lagos, verifica-se que as povoações de Odiáxere. Bensafrim e Barão de S. João apresentam igualmente o edificado em condições que exigem a intervenção organizada de uma ÁRU em cada uma das respectivas áreas urbanas.»

Acrescenta a ainda aquela estrutura partidária que «se justifica assim a criação em cada um destes aglomerados urbanos de Áreas de Reabilitação Urbana Simples, em que a estratégia a delinear se dirige fundamentalmente para a reabilitação do edificado na óptica da sua manutenção, beneficiação, segurança estrutural, reforço antissísmico e adopção de certificação, visando uma economia energética e o conforto térmico e acústico dos edifícios.»

Segundo a CDU de Lagos, «acresce a estes aspectos que a delimitação das ARU atribui às respectivas áreas um conjunto de significativos efeitos como a obrigação da definição dos benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, assim como a atribuição aos proprietários do acesso aos apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana.»

Face ao atrás exposto o vereador da CDU propôs que a Câmara Municipal de Lagos reunida em 02.12.2021 deliberasse:

1. Dar imediato início ao processo de criação das Áreas de Reabilitação Urbana de Odiáxere. Bensafrim e Barão de S. João. Com a criação destas ARUS «visava-se promover a melhoria do Ambiente Urbano destas Povoações contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida, recusada pela votação da maioria absoluta do PS.»

  • PARTILHAR   

Outros Artigos