(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Loulé promove semana da água e das florestas 2024

Loulé promove semana da água e das florestas 2024

No âmbito das comemorações da Semana da Água e das Florestas (22 e 21 de março respetivamente), o Município de Loulé está a realizar várias iniciativas de carácter ambiental, de 19 a 22 de março.

A semana iniciou-se com a receção da exposição #Aliança pela Água, composta por peças do Projeto LIXARTE, que estará patente no Convento Espírito Santo, de 19 de março a 8 de abril, numa parceria entre a Autarquia e a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Algarve. O LIXARTE teve início em 2021 e assume-se como um projeto de ARTivismo pelo clima e pelos oceanos. Este projeto transforma lixo (marinho) em arte.

No âmbito do projeto “STOPenisetum”, apoiado pelo Fundo Ambiental - Aviso "Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias", decorreu na terça-feira, dia 19 de março, uma ação de formação técnica desenvolvida pela Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF e com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé. Esta iniciativa incidiu sobre a problemática da utilização de espécies invasoras de Pennisetum como plantas ornamentais, a proibição da sua produção em viveiro, bem como o seu impacto na flora autóctone e habitats naturais.

Apostar na arborização para promover a descarbonização do território e contribuir para a sustentabilidade do Planeta continua a ser a aposta da Câmara Municipal de Loulé. Neste âmbito, destaca-se que a reflorestação é uma das medidas emanadas do Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, o primeiro do país a ser aprovado.

Assim, na manhã de dia 21 de março, com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Florestas, o Município de Loulé irá, como já é habitual, distribuir gratuitamente à população cerca de 2500 plantas, de espécies arbóreas e aromáticas, na Cerca do Convento do Espírito Santo.

Também no dia 21 de março, arranca mais uma edição da campanha “Uma Árvore dá Vida”, lançada pela Autarquia com o objetivo de tornar o concelho mais verde e de, até 2025, plantar milhares de árvores. A população poderá inscrever-se para participar nesta iniciativa de cidadania ambiental para plantar várias espécies, nos seus terrenos, jardins ou quintais.

Também esta quinta-feira, o Centro Ambiental irá desenvolver na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, em parceria com Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a atividade “Palavras Fotográficas”, onde os jovens irão explorar e conhecer ao pormenor as cores, cheiros e recantos desta área protegida, bem como contactar e conhecer a importância do papel desempenhado pela Equipa Municipal Operacional de Proteção Civil.

Na sexta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro Ambiental inicia a manhã com uma atividade na Ribeira do Cadoiço - “Há Vida no Fundo da Ribeira?”. Esta atividade dá a conhecer aos jovens a importância das ribeiras e da sua água para a vida de vários seres, desde dos mais pequenos (ex. macroinvertebrados bentónicos) aos maiores (ex. humanos).

Ainda no dia 22 de março, no auditório do Convento do Espírito Santo, em parceria com a APA/ARH Alg, irá terminar o Ciclo de Ações de Curta Duração, “ALIANÇA PELA ÁGUA – COOPERAÇÃO E CONECTIVIDADE” que decorre no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve e do Projeto “Eficiência Hídrica na Escola”. O principal objetivo deste Ciclo de AcD é mobilizar os cidadãos do Algarve e, de um modo particular, as comunidades escolares, bem como outros parceiros, para a necessidade de monitorizar o consumo da água e implementar boas práticas para o seu uso eficiente.

Todas estas iniciativas estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, ao destacar a importância da ação coletiva e consciencialização para uma melhor adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos