(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Lagos foi tema em conferência internacional na Grécia

Lagos foi tema em conferência internacional na Grécia

Lagos foi tema na conferência internacional “International Conference on Tourism: Back To The Future: Reconfiguring The Travel Industry?” (ICOT2022), pela equipa da Universidade do Algarve, em Rethymnon, Creta, Grécia, no final do mês de Junho.

A referida conferência encontra-se inserida no Projecto Europeu Sustowns - Enhancing SUStainable tourism attraction in small fascinating med TOWNS, com o objectivo de estimular a discussão e o debate sobre como diminuir o risco e a incerteza para retomar o turismo e a actividade económica. Segundo os investigadores ligados a estas temáticas “o foco em práticas sustentáveis e gestão de crises em curso para lidar mais rapidamente com qualquer crise futura semelhante parece ser mais necessário do que nunca. Por outro lado, outros profissionais e investigadores acreditam que o efeito do COVID-19 no comportamento e atitude do viajante, bem como no cenário do turismo regional e doméstico, é temporário”.

Na conferência participaram profissionais de turismo, académicos, investigadores, formuladores de políticas, consultores, profissionais, funcionários do governo e estudantes de diferentes países europeus.No total do encontro, foram apresentadas seis comunicações, numa perspectiva de turismo, empreendedorismo, sustentabilidade, trabalho em rede, identidade local e inclusão social, o que permitiu aos participantes uma reflexão sobre os temas abordados, como sendo: “Projecto Sustowns: Desenvolvimento Sustentável do Turismo - Uma abordagem de Política Local Colaborativa. O Caso de Lagos”; “Como Desenvolver Rotas Turísticas Culturais Sustentáveis ​​a Nível Local: Património Militar e Religioso em Lagos, Algarve”; “Potenciar o Turismo Sustentável em Lagos através de Espaços de Coworking”; “Expansão do turismo de proximidade em Lagos durante a crise pandémica”; “Urbanismo de proximidade para o turismo sustentável e saudável: lições do projecto Sustowns desenvolvido na cidade de Lagos” e “Projecto Sustowns: Turismo Sustentável e Resiliente em Lagos – Desenvolvimento de um conjunto de Produtos Turísticos diversificados para valorizar a identidade local, regeneração urbana e inclusão social”.

Recorde-se que Lagos é cidade-piloto do projecto “INTERREG-MED SUSTOWNS”, visando promover um turismo mais sustentável em pequenas cidades de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da costa do Mediterrâneo. Dinamizado em Portugal pela Universidade do Algarve, que integra o consórcio de 10 parceiros, o projecto é financiado pelo FEDER e pelo IPA, estando a ser executado em 7 países (Albânia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) e 18 localidades.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos