Lagos e Pivdenne oficializam acordo de cooperação

Lagos e Pivdenne, município da região ucraniana de Odesa, assinaram no dia 23 de agosto, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, o acordo de cooperação que contou com a presença do executivo municipal, do presidente Volodymyr Novatskyi e da embaixadora da Ucrânia, Maryna Mykhailenko.
Partilhando com Lagos algumas valências, como a identidade marítima, a atratividade turística, o rico património histórico e a densidade populacional, Pivdenne (anteriormente designado Yuzhne) surgiu como a sugestão mais adequada para a assinatura deste protocolo de união e colaboração entre os dois municípios. Acresce o facto de residir no concelho uma comunidade ucraniana bastante ativa com a qual o município tem cooperado, especialmente desde que teve início a guerra nesse país do leste europeu.
Os primeiros contactos para esta cooperação intermunicipal remontam a 2024, por iniciativa do município de Pivdenne, e foram reforçados pela embaixadora da Ucrânia, no âmbito do périplo que realizou pelo Algarve. O protocolo foi aprovado em reunião de Câmara em julho deste ano, tendo a assinatura sido agora concretizada pelos presidentes de ambas as autarquias.
A parceria prevê o desenvolvimento de intercâmbios culturais e educativos, a implementação de projetos conjuntos, o aprofundamento do espírito de tolerância e solidariedade, bem como a promoção do desenvolvimento económico e social.
Para Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, para além do espírito de partilha e aprendizagem entre os municípios, este protocolo será também importante para “ajudar na recuperação a todos os níveis, neste caso da cidade de Pivdenne, contribuindo para libertar, de uma vez por todas, a Ucrânia, e restabelecer a paz no país”.
Já Volodymyr Novatskyi destacou a importância de iniciativas como esta para dar força à comunidade ucraniana em período de guerra, estando disponível para encontrar caminhos que desenvolvam a colaboração e a amizade com Lagos e para criar alicerces de colaboração entre os povos português e ucraniano”.
Maryna Mykhailenko mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa, referindo que “o sul da Ucrânia está ao lado de Lagos, no sul de Portugal” e que “esta parceria prova que, mesmo a milhares de quilómetros de distância, as duas comunidades têm muito em comum e podem construir um futuro melhor”.
No mesmo dia, foi inaugurada no Museu de Lagos – Dr. José Formosinho o novo audioguia em língua ucraniana, uma forma de inclusão para residentes e visitantes que mais facilmente poderão conhecer mais sobre o seu acervo, história, tradições e cultura lacobrigenses.
Os vários momentos contaram também com o envolvimento da ORANTA - Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, representada pelo seu presidente Roman Prystay, que tem efetuado um relevante trabalho no plano solidário, de integração e de promoção da cultura e tradições da Ucrânia. Coincidindo com a assinatura do acordo, teve lugar, de 22 a 24 de agosto, a 4.ª edição do festival FELIZONDA, que voltou a celebrar a amizade e a partilha cultural entre os dois povos.
Um dos pontos altos foi a cerimónia de hastear das bandeiras da Ucrânia e de Portugal por ocasião do Dia da Bandeira Nacional da Ucrânia (23 de agosto), com a presença de todos os envolvidos na assinatura do protocolo, culminando com a interpretação do Hino Nacional da Ucrânia por uma menina portuguesa, que o aprendeu como um gesto sincero de solidariedade com o povo ucraniano.