(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

LAGOS DO MUNDO reúnem-se na cidade lacobrigense

LAGOS DO MUNDO reúnem-se na cidade lacobrigense

O Encontro dos Lagos do Mundo, que decorre de 4 a 7 de Maio, em paralelo com o 11.º Festival dos Descobrimentos, junta na cidade algarvia de Lagos comitivas oriundas de França, Espanha, Grécia e México.

25 anos depois da assinatura do primeiro acordo celebrado entre o município de Lagos (Portugal) e a mairie de Lagos (França), os representantes dos vários Lagos do Mundo, encontram-se para renovar o interesse na dinamização desta rede de localidades e estreitar laços de amizade e cooperação.

O programa da visita começa hoje, dia 4, com a participação das comitivas no Cortejo Histórico que abre a 11.ª edição do Festival dos Descobrimentos. Mas, o ponto alto será a Sessão Solene Comemorativa, a realizar amanhã, pelas 15h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, onde as partes irão formalmente reiterar o seu compromisso para com esta parceria, renovando o acordo entre os Lagos do Mundo. Representantes das forças vivas locais, designadamente do sector da Educação e do associativismo cultural e desportivo, foram convidados a estar presentes e a participar na sessão de trabalho que decorrerá em acto contínuo, visando aprofundar ideias quanto a possíveis projectos de intercâmbio a desenvolver neste quadro de parceria e cooperação internacional e envolver activamente as respetivas comunidades residentes.

Integram actualmente a rede “Lagos do Mundo” as seguintes localidades:

Lagos/Algarve/Portugal (Acordo de 1998, assinado em França)

Lagos/região d’ Aquitaine/Pirenéus Atlânticos /França (Acordo de 1998, assinado em França)

Lagos/município de Vélez-Málaga/Andaluzia/Espanha (Acordo de 2003, assinado em Espanha)

Lagos/município de Didymoteicho/região de Evros/Grécia (Acordo de 2007, assinado em França)

Lagos de Moreno/Estado de Jalisco/México (Acordo de 2008, assinado em Portugal)

Los Lagos /região de Los Rios /Chile (Acordo de 2009, assinado no México)

Lagos/Abdera/Grécia (Acordo de 2010, assinado na Grécia)

  • PARTILHAR   

Outros Artigos