No passado dia 24 de Agosto, a recém-eleita Comissão Política da JSD/Lagos deu o seu pontapé de saída, com a organização de uma acção de formação sobre os diversos órgãos autárquicos.
Naquela tarde de sábado, na sede do PSD local, foi possível aos presentes assistir a três sessões de enorme qualidade política, onde estiveram presentes, como oradores, reconhecidos ex-autarcas da esfera política do PSD em Lagos, tais como José Valentim Rosado, o Eng. Gilberto Viegas e o Arq. Rui Manuel Mateus, entre outros, mas também conhecidas figuras do PSD no Algarve, como Carlos Gouveia Martins, líder do PSD Portimão.
Na abertura da sessão, o presidente da JSD Lagos, Tiago Mateus, manifestou a sua satisfação e gratidão para com os oradores, pela sua prontidão e disponibilidade em aceitar o convite feito pela JSD Lagos. Disse “que não poderia organizar uma formação sobre órgãos autárquicos em Lagos, sem contar com os mais experientes, os que venceram eleições pelo PSD, mas que também souberam exerceram os seus mandatos na oposição. Só assim poderemos almejar inverter a tendência do paradigma do poder local vigente em Lagos.”
O primeiro painel debruçou-se sobre as Assembleias de Freguesia e contou com dois oradores eleitos pelo PSD em Lagos para as suas respectivas Assembleias de Freguesia, falamos de Virgínia Conceição Silva, que fez parte do executivo da extinta junta de freguesia de São Sebastião e André Correia que foi secretário da primeira assembleia de freguesia da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João. Este primeiro painel foi moderado pelo Vice-Presidente da JSD/Algarve e membro da Assembleia de Freguesia de Alferce, em Monchique, João Silva.
O segundo painel, sobre as Assembleias Municipais, contou com Carlos Gouveia Martins, actual líder da bancada do PSD em Portimão e com Rui Manuel Mateus, líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lagos entre 1991 e 1999. A moderação deste painel esteve a cargo da Presidente da JSD/Algarve e membro da Assembleia Municipal de Loulé, Bárbara Do Amaral Correia.
No último painel falou-se sobre as Câmaras Municipais e contou com a presença de José Valentim Rosado e Gilberto Viegas, ex-Presidente da Câmara de Lagos e ex-Presidente da Câmara da Vila do Bispo, respectivamente. A moderação esteve a cargo do actual Presidente do PSD Lagos, Pedro Palma Moreira.
No final da formação, Tiago Mateus afirmou que “a formação foi um sucesso e cumprimos com os nossos objectivos. Sinto-me um privilegiado por poder ter assistido a três painéis de elevadíssima qualidade, ver a forma como os nossos convidados se preparam para as suas intervenções, o estudo que fizeram sobre as matérias, alguns até afastados já há cerca de vinte anos da vida politica mais ativa, e poder assistir à forma genuína com que partilharam os seus conhecimentos e acima de tudo as suas experiências, deixa-me extremamente feliz e só tenho a agradecer a todos os oradores e moderadores pelo empenho demonstrado.”
O balanço feito pela JSD Lagos é manifestamente positivo. Pois, foi possível contar com a presença de vários militantes e simpatizantes da JSD Lagos na formação, o que demonstra interesse da parte dos jovens no tema. Assim, a estrutura deu o seu primeiro passo no cumprimento do seu manifesto eleitoral, onde afirma que “a Formação é parte fundamental na emancipação do Jovem e na forma responsável com que este pode contribuir para o Município”.