(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

João Ferreira afirma no Algarve a necessidade de valorizar salários e defender a Constituição da República

João Ferreira afirma no Algarve a necessidade de valorizar salários e defender a Constituição da República

João Ferreira, candidato a Presidente da República, esteve na passada Sexta Feira, 2 de Outubro nos concelhos de Faro e Olhão, onde desenvolveu diversos contactos.

Numa região que o candidato conhece bem, fruto de muitas visitas e iniciativas desenvolvidas enquanto deputado do Parlamento Europeu, a situação de trabalhadores e populações recebeu a principal atenção neste final de Verão onde, para além do habitual aumento do desemprego, se assiste à situação agravada pelas consequências sanitárias, sociais e económicas fruto da epidemia.

Numa visita ao Centro de Ciências do Mar, acompanhada pelo seu director e outros técnicos, foi possível conhecer melhor a realidade dos investigadores e da investigação cientifica realizada neste centro de investigação multidisciplinar que tem o mar como foco e que está instalado no pólo de Gambelas da Universidade do Algarve.

As preocupações com a instabilidade profissional entre investigadores e restante pessoal, subfinanciamento e incerteza sobre o futuro são as questões que marcam a investigação que se desenvolve no meio académico, maioritariamente assegurada por projectos e bolsas de financiamento demasiado limitadas no tempo e nas condições que oferecem aos trabalhadores ciêntificos.

João Ferreira, biólogo de formação e particularmente conhecedor dos constrangimentos sentidos nesta área - presidiu à Associação de Bolseiros de Investigação Ciêntifica - fez questão de incluir este contacto no conjunto das primeiras visitas e encontros com instituições que, nos próximos meses, darão corpo a um exigente périplo que se virá a desenvolver por todo o país.

Paralelamente, as lutas em curso nas autarquias, por melhores condições de trabalho e pelo direito ao suplemento de insalubridade, penosidade e risco, motivaram também uma ação de contacto e demonstração de solidariedade com os trabalhadores da FAGAR, empresa municipal de águas e resíduos de Faro.

Já durante a tarde do mesmo dia, acompanhado por meia centena de apoiantes e no cumprimento de todas as medidas sanitárias, João Ferreira fez uma intervenção pública no centro de Olhão, que foi precedida de uma ação de contacto com população e comerciantes da baixa da cidade.

Para além de informações recolhidas nos contactos desenvolvidos ao longo do dia, João Ferreira transmitiu os objectivos e importância da sua candidatura que sendo a de um homem só, é também a de todos os que não desistem, não se escondem, não se rendem.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos