A Algar, S.A., continua a instalar ecopontos na via pública, por todo o Algarve, para a deposição dos resíduos recicláveis, com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população e visitantes da região.
Em simultâneo, a empresa está a promover uma acção de sensibilização RECICLA+ a qual, para além de divulgar a instalação destes equipamentos e esclarecer sobre as regras de utilização dos ecopontos, incentiva à utilização dos mesmos. A empresa está a oferecer kits de reciclagem (ecobags e sinaléticas) aos primeiros 500 contactos que dirigirem o seu pedido para o email gci@algar.com.pt.
A referida acção de sensibilização, que é realizada em todos os concelhos da região através do envio de informação via CTT, alerta que há muito trabalho a fazer na reciclagem.
Muitos resíduos de embalagens recicláveis continuam a ser colocados pela população nos contentores dos resíduos indiferenciados (lixo comum). Esses resíduos são recolhidos pelos municípios e têm como destino o aterro.
Apenas os resíduos depositados e recolhidos nos ecopontos são reciclados.
De janeiro a junho de 2020 a Algar recolheu cerca de 14 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos, no entanto, a população depositou o dobro de recicláveis nos contentores dos resíduos indiferenciados, nesse mesmo período, inviabilizando a sua reciclagem (ver gráfico abaixo).
Presentemente a empresa disponibiliza 3990 ecopontos para a deposição selectiva de embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro em toda a região do Algarve, perfazendo o rácio de um ecoponto por cada 100 habitantes.
De forma a facilitar a vida ao cidadão, a empresa informa que para localizar o ecoponto mais próximo basta aceder ao site da Algar em www.algar.com.pt, onde utilizando a georreferenciação, facilmente, poderá encontrar o equipamento mais perto da sua casa.