(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Já arrancou o Projecto Gota Aljezur

Já arrancou o Projecto Gota Aljezur

Deu-se início em Setembro a uma parceria Junta de Freguesia de Aljezur e Tecnologias Imaginadas, no âmbito social de proximidade e contra o isolamento, que terá uma importância efectiva na população da freguesia: o Projecto Gota Aljezur.

Esta iniciativa de acção social, dedicada à população mais idosa, que tem como propósito disponibilizar aos fregueses da JF de Aljezur, de forma gratuita, cuidados de saúde imediatos com recurso à tecnologia, arrancou na semana passada num projecto-piloto com 15 idosos:

8 utentes da Santa Casa de Misericórdia de Aljezur, que usufruem do Serviço de Apoio ao Domicílio.

7 idosos referenciados pela JF de Aljezur, que vivem autonomamente em habitação própria.

Salientamos a enorme abertura da Santa Casa de Misericórdia à implementação desde projecto, facilitando e orientando os seus utentes para a adesão ao Projecto Gota Aljezur.

Aos 15 idosos seleccionados, foram entregues Dispositivos Gota Click2Care, uma solução tecnológica de teleassistência que permite o acompanhamento à distância e ajuda em caso de emergência, por uma equipa de enfermeiros especializada em triagem e acompanhamento de chamadas de urgência, assim como o acesso à localização do utilizador do dispositivo, um alerta automático em caso de queda (para o cuidador ou equipa de teleassistência), dispondo também de um botão SOS para acionar ajuda.

A Dona Amélia Marreiros foi uma das 15 pessoas que aderiram ao Projecto Gota Aljezur, e o seu testemunho mostra-nos a relevância desta iniciativa: "Já não me sinto tão sozinha, agora basta carregar no botão do aparelho e sei que tenho logo ajuda. Não tenho palavras para agradecer à Junta de Freguesia este apoio".

A utilização diária destes equipamentos, permite assim o acesso imediato a uma rede de cuidados de saúde, com capacidade para triagem e orientação dos utentes - que se mostra cada vez mais necessária para a nossa população - e também promove a qualidade de vida, segurança e conforto da população sénior de Aljezur, capacitando os utentes de um meio que lhes permita chamar auxílio, de forma simples e rápida.

Nas palavras do Presidente da Junta de Freguesia de Aljezur, Eugénio Arez:

É com enorme orgulho que a Junta de Freguesia de Aljezur acolheu o Projecto GOTA Aljezur.

Neste momento todos os idosos e pessoas com mobilidade reduzida que aderiram a este projecto, sentem-se mais seguras, têm sempre uma pessoa do outro lado para as ouvir e desencadear um processo de ajuda em caso de necessidade.

Temos uma taxa elevada de população idosa na nossa freguesia, e são projectos como este em que nos empenhamos, para conseguir corresponder cada vez mais às suas necessidades.

Acreditamos que o alargamento desta iniciativa a mais utentes será uma realidade a curto-prazo, provando que o bem-estar dos fregueses da Junta de Freguesia de Aljezur é uma prioridade basilar, que pode ser cada vez mais concretizável com recurso à utilização da tecnologia no nosso dia-a-dia. Pode visualizar o vídeo de demostração da plataforma Click2Care: https://vimeo.com/426504890

  • PARTILHAR   

Outros Artigos