Investimentos Territoriais Integrados (ITI) Redes Urbanas: Cultura em destaque nas sete Estratégias Pré-qualificadas na Região do Algarve
![Investimentos Territoriais Integrados (ITI) Redes Urbanas: Cultura em destaque nas sete Estratégias Pré-qualificadas na Região do Algarve](/site/assets/files/17828/redes_urbanas.jpg)
Foi lançado o Aviso-Convite para apresentação do Plano de Ação da operacionalização de cada uma das estratégias das Intervenção Territorial Integrada (ITI) de Redes Urbanas, previstas no Acordo de Parceria estabelecido entre a União Europeia e o Estado Português, e inscritas nos Programas Regionais do País, tendo em vista a pré-qualificação de redes de iniciativas estratégicas e de propostas de planos de ação que as operacionalizem.
O presente Aviso refere-se à segunda fase deste processo, que consiste na apresentação do Plano de Ação das Estratégias ITI Redes Urbanas, com a estruturação técnica, financeira e institucional detalhada das intervenções a realizar. No caso da região do Algarve, conta com uma dotação de 9,5 milhões de euros de Fundos Europeus.
Das quinze estratégias pré-selecionadas a nível nacional na primeira fase, duas são lideradas por Municípios do Algarve, nomeadamente Faro e Portimão, e cinco incluem Municípios e entidades da região, nos seus consórcios, sendo a lista de redes e beneficiários do Algarve a seguinte:
- Rede Ecossistemas Criativos:
- Município de Faro (líder) e Município de Lagos;
- Rede para a Descarbonização dos Serviços de Transporte Público (TP):
- Município de Portimão (líder) e Município de Lagoa;
- Rede de Cidades de Cultura:
- Município de Faro;
- Rede Cidades Âncora para a Economia Azul:
- Município de Lagoa e Município de Portimão;
- Rede para a Atração e a Integração de Imigrantes:
- Município de Loulé;
- Rede Urbana de Fortalezas Alentejo e Algarve:
- Município de Alcoutim, Município de Castro Marim e Região de Turismo do Algarve
- UrbanAdaPT - Rede Urbana para a Resiliência Climática
- Município de Loulé.
As estratégias apresentadas integram-se em duas tipologias e respetivos âmbitos temáticos. Na tipologia “Redes de Cidades Inovadoras e Competitivas” as estratégias propõem-se promover a inovação e competitividade urbana mediante: ecossistemas de inovação e criação cultural; valorização do património cultural e natural; atração de empresas intensivas em conhecimento e novos residentes e a qualificação e densificação da oferta turística.
Na tipologia “Redes de Cidades Sustentáveis”, as estratégias promovem a sustentabilidade urbana mediante: ambientes urbanos sustentáveis e climaticamente resilientes; descarbonização das cidades e mobilidade e a eficiência energética e hídrica e serviços ecossistémicos.
O aviso para a apresentação de candidaturas foi publicado a 21 de janeiro de 2025 e a submissão decorre até 28 de fevereiro.
Consulte as condições específicas do Aviso: https://algarve.portugal2030.pt/