Inaugurações e distinções marcam as comemorações do 249.º aniversário da fundação de VRSA

O Município de Vila Real de Santo António celebrou, esta terça-feira, 13 de maio de 2025, o 249.º aniversário da sua fundação. As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras, na Praça Marquês de Pombal, num momento simbólico ao som do Hino Nacional, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, e que contou com a presença dos órgãos autárquicos, forças de segurança e forças vivas do concelho.
Seguiu-se a inauguração do novo Posto de Turismo de Monte Gordo, situado na Avenida Infante D. Henrique. Este equipamento, hoje oficialmente aberto, apresenta um design moderno e funcional cujo investimento de 123 872,47 euros permitirá prestar informação turística e apoio logístico a visitantes nacionais e estrangeiros, reforçando Monte Gordo como destino balnear de excelência.
Logo depois foi inaugurado o Gabinete de Apoio ao Munícipe de Vila Nova de Cacela, no Largo Manuel Cabanas, junto ao Centro de Saúde e à Junta de Freguesia. Com um investimento de 31 270 euros, o novo espaço dispõe de dois gabinetes de atendimento individual e integra valências de apoio técnico e serviços administrativos, aproximando a autarquia dos munícipes e valorizando a requalificação em curso do Jardim Manuel Cabanas.
A manhã concluiu-se no Centro Cultural António Aleixo com a Sessão Solene do Dia da Cidade, que incluiu dois apontamentos musicais da fadista Cuca Roseta.
Durante a cerimónia foram atribuídas as seguintes medalhas honoríficas:
Maria da Conceição Mateus Pires – Medalha de Mérito Profissional
Docente durante 45 anos, com um notável percurso como formadora, coordenadora e autora de provas nacionais, destacou-se também como consultora e mestre em Didática do Português. Foi vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal e continua a colaborar com instituições ligadas à educação.
Maria José Fortes Rebelo – Medalha de Mérito Profissional
Docente durante 31 anos em VRSA, destacou-se na integração de alunos em risco e na dinamização de iniciativas de combate ao abandono escolar.
Dr. António José Paleta Duarte – Medalha de Mérito Profissional
Médico de família em Monte Gordo e VRSA, cuja carreira de décadas garantiu cuidados de saúde essenciais às comunidades locais; continua a colaborar com a Santa Casa da Misericórdia de VRSA.
José Estevão Correia da Cruz – Medalha de Honra da Cidade
Jornalista, escritor e dirigente cultural, com percurso em órgãos de comunicação, promoção do património local e liderança de projetos transfronteiriços de informação.
Maria das Dores Dominguez Ramirez Galhardo Palmeira (a título póstumo) – Medalha de Mérito Profissional
Professora e poetisa vila-realense, autora de coletâneas de sonetos e de peças artesanais, cujo legado literário e artístico enriquece a identidade cultural do concelho.
Moto Clube do Guadiana – Medalha de Mérito Desportivo
Desde 1990, distingue-se pela combinação de paixão motard com ações solidárias, campanhas de recolha e sensibilização para a segurança rodoviária, incluindo o famoso Desfile dos Pais Natal.
ADP – Associação Desportiva da Praia da Manta Rota – Medalha de Mérito Desportivo
Fundada em 2009, tem impulsionado a pesca desportiva e a formação de atletas, promovendo a prática inclusiva e elevando o perfil desportivo da região.
Juventude Basquetebol Clube – Medalha de Mérito Desportivo
Em atividade desde 1986, referência na formação de basquetebol para várias idades, promovendo valores cívicos e desportivos junto das novas gerações.
No seu discurso oficial, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, destacou os investimentos estratégicos em habitação, saúde, educação e turismo, colocando as pessoas no centro da ação política.
Enalteceu os 249 anos da fundação de VRSA com a homenagem a personalidades locais e a inauguração de novos serviços, como o Posto de Turismo de Monte Gordo e o Gabinete de Apoio ao Munícipe.
As celebrações do 249.º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António encerram esta noite com o concerto da fadista Cuca Roseta, na Praça Marquês de Pombal, seguido de um magnífico espetáculo de fogo de artifício no Rio Guadiana.