(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Homem bêbado vai à Missa do Galo na Igreja de Santa Maria, em Lagos, fala mais alto do que o padre, chama por Jesus Cristo e obriga à intervenção da PSP

Homem bêbado vai à Missa do Galo na Igreja de Santa Maria, em Lagos, fala mais alto do que o padre, chama por Jesus Cristo e obriga à intervenção da PSP

Ao nosso Jornal, o sacerdote Nelson Rodrigues acabou por desvalorizar o incidente, admitindo que o indivíduo estaria alcoolizado.

No exterior da igreja, dois agentes policiais aguardaram pelo final da cerimónia religiosa para evitar que o homem, que não foi detido, ali entrasse de novo, garantindo a segurança.

.

Em “estado de embriaguez”, um homem de nacionalidade portuguesa, na ‘casa’ dos trinta anos e residente em Lagos, segundo apurou o nosso Jornal, entrou na Igreja Paroquial de Santa Maria, situada na Praça do Infante Dom Henrique, nesta cidade, para assistir à Missa do Galo, durante a madrugada do dia 25 de Dezembro de 2022, pegou numa vela, dirigiu-se até perto de um altar e depois de andar a falar sozinho para trás e para a frente, ‘chamou’ por Jesus Cristo, terá falado mais alto do que um dos padres e acabou por sair do templo quando apareceram dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). Na altura, estaria naquela igreja mais de uma centena e meia de pessoas.

.

Mora numa habitação que até lhe foi cedida, há anos, por um padre, a poucos metros da Igreja de Santa Maria

.

No exterior da igreja, os agentes policiais aguardaram pelo final da cerimónia religiosa para evitar que o homem, que não foi detido, ali entrasse de novo, garantindo a segurança. Durante parte desse tempo, foram controlando calmamente o indivíduo, na rua, juntamente com outros indivíduos.

Ele é há muito conhecido das forças de segurança, devido aos seus problemas relacionados com alcoolismo, consumo de estupefacientes e por tentar, nomeadamente, “perturbar” cerimónias religiosas na cidade de Lagos, “para dar nas vistas”. Curiosamente, o homem, sem profissão conhecida e que vive sozinho, até mora numa habitação cedida, há anos, por um padre, na Rua Henrique Correia da Silva, nesta cidade, a poucos metros da Igreja de Santa Maria, onde é visto à porta a pedir dinheiro.

.

“A culpa é das pessoas que lhe dão ‘moedinhas’ e ele acaba por gastar o dinheiro em bebidas alcoólicas. Depois, é o que se vê...”

-

“A culpa é das pessoas que lhe dão ‘moedinhas’ e ele acaba por gastar o dinheiro em bebidas alcoólicas. Depois, é o que se vê...” lamentou, ao ‘Correio de Lagos’, um popular à saída desta igreja. “Nem se percebia o que ele dizia, era ‘blá, blá, blá,’ e falou em Jesus Cristo...”, acrescentou, procurando até desvalorizar o incidente.

Quem também desvalorizou a situação foi o padre Nelson Rodrigues, admitindo, ao nosso Jornal, que o indivíduo estaria alcoolizado. Mas não terá perturbado a Missa do Galo, porque, entretanto, alguém chamou a polícia.

-

Já tentou imolar-se e tem várias queimaduras no corpo

.

O homem, que até já tentou imolar-se há tempos, tem várias queimaduras no corpo. Algumas das refeições que ingere são-lhe dadas pela Santa Casa da Misericórdia de Lagos. “Nos bares é que ele não se mete, porque aí é ‘corrido’ e ainda leva umas ‘porradas’...”, lembraram ao nosso Jornal. Há meses, “gritou para um agente funerário: “oh cangalheiro, tu só queres é mortos!...”

.

“Quem for contra ti, será contra mim!”

.

Já por volta das 02.00 horas da madrugada, ao ser contactado pelo repórter do ‘Correio de Lagos’, o homem, que passava junto à Igreja de Santa Maria, em visível estado de alcoolismo e a falar sozinho, numa altura em que o templo estava encerrado, louvou Jesus Cristo e gritou-nos: “quem for contra ti, será contra mim!” Pouco depois, e usando um boné branco, calças e um casaco escuros e sapatilhas brancas, já numa escadaria de acesso ao edifício da Messe Militar de Lagos, ficou a beber juntamente com outros indivíduos, enquanto outras pessoas passeavam no local.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos