(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

H2Off sugere «fechar a torneira dia 22 às 22 horas»

H2Off sugere «fechar a torneira dia 22 às 22 horas»

Às 22 horas de 22 de Março, segunda-feira, a Hora da Água será assinalada em Portugal para valorizar a água enquanto bem essencial. A hora de fechar a torneira (H2Off) é uma acção de sensibilização promovida pela CECEA – Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e está em contagem regressiva para a sua primeira celebração.

Ao promover a consciencialização e adopção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, a H2Off surge alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à «garantia de água potável e saneamento para todos» (Objectivo 6), «proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades» (Objectivo 11) e ao «combate às alterações climáticas» (Objectivo 13).

H2Off conta já o com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), e com as Parcerias Nacionais da Quercus, Zero, Deco, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Radio Renascença, Águas de Portugal, Turismo de Portugal, Revista Visão, entre várias outras, aguardando-se o aumento do número destas nas próximas horas.

Várias são também as figuras públicas que se associaram a este movimento enquanto Embaixadores estando previsto um aumento generoso do número de adesões, também nas próximas horas. Entre estes estão, por exemplo, Luis Vicente (Actor e Encenador), Francisco Ferreira (Presidente da Zero), Paula Nunes da Silva (Presidente da Quercus), Viviane Parra (cantora), Tó Viegas (músico), António Pedro Cerdeira (Ator), Jorge Benvinda (Cantor - Virgem Suta), João Tomás (Artista - Forest Dump), Padre Vitor Melícias, Carlos Afonso (Chef), Hugo Pinheiro (Campeão Nacional Europeu e Mundial de Body Board), Guilherme Leite (Autor, Actor e Produtor de Programas de Televisão), Nini Andrade Silva (Designer de Interiores, CEO & Founder Atelier Nini Andrade Silva), entre vários outros.

A nível nacional assiste-se a uma adesão significativa de Entidades Gestoras de Sistemas de Abastecimento de Água de todo o país, incluindo região autónoma da Madeira. O desafio generalizado de participação no fecho das torneiras durante uma hora está ter uma grande receptividade junto de um público diversificado.

No website inaugurado recentemente é apresentado ainda um mapa interactivo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real https://www.h2off-apda.com/teste-esri.

O apelo lançado é simples «Fechar, nem que seja por uma hora, as toneiras no próximo dia 22 de Março, para celebrar a água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas».

A H2Off deixa o convite para adesão a esta parceria ambiental, com vista a tornar uma acção de responsabilidade massiva, face às alterações climáticas e às necessidades hídricas da população do planeta.

Seguem algumas peças desenvolvidas que podem ser utilizadas livremente na campanha de divulgação, às quais acrescem as seguintes hashtags: #APDA; #H2Off; #CECEA; #Porqueaaguanaoesotua.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos