(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Governo aprova a Estratégia Nacional para a Conectividade

Governo aprova a Estratégia Nacional para a Conectividade

O Governo aprovou, em Reunião de Conselho de Ministros, a Estratégia Nacional para a Conetividade em Redes de Comunicações Eletrónicas de Capacidade Muito Elevada 2023-2030, que sistematiza as prioridades nacionais nesta matéria.

As comunicações electrónicas e, em particular, as redes de comunicações eletrónicas de capacidade muito elevada, são fundamentais para a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, para o processo de transformação digital do país e para uma economia dinâmica e competitiva.

Esta Estratégia é um passo essencial para que o Governo possa lançar, em 2023, o concurso para a instalação, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas áreas atualmente sem cobertura (conhecidas como “zonas brancas”).

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “sem conectividade não é possível existir digitalização, pelo que esta Estratégia é essencial para o futuro do país”.

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, considera que “se trata de um projeto que dotará a totalidade do país com as redes de comunicações electrónicas mais avançadas no contexto da União Europeia”.

Também a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, defende que “é fundamental proceder à redução e eliminação das assimetrias regionais, assegurando a existência de conectividade nos territórios de baixa densidade e garantindo que ela é de qualidade em todo o território nacional.”

Esta Estratégia está alinhada com o Programa do Governo, com a Estratégia Portugal 2030 e com o Plano de Acção para a Transição Digital.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos