(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Gestão de conflitos em destaque no “vamos tirar dúvidas” em Quarteira

Gestão de conflitos em destaque no “vamos tirar dúvidas” em Quarteira

A psicóloga Sónia Coelho Nunes é a próxima convidada da rúbrica “Vamos tirar dúvidas”, que mensalmente tem lugar no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.

No dia 28 de abril, sexta-feira, pelas 21h00, o tema em destaque vai ser “Gestão de conflitos”.

Numa sociedade onde cada vez mais a comunicação se faz através da tecnologia, novos desafios se colocam para o futuro. Os seres humanos são, por natureza, seres emocionais que necessitam de interação, privilegiam as relações familiares, vizinhos, amigos e as que estabelecem nos locais de trabalho. Nestes contextos, passamos muitas horas, nomeadamente nos locais de trabalho, em casa com os companheiros/as, filhos e a interação é constante, pelo que gerir conflitos pode tornar-se um desafio e uma tarefa complexa.

Conhecer estratégias que permitam gerir conflitos e entrar em processos de negociação, poderá ser uma vantagem para o alívio do stress do dia a dia e para a promoção do bem-estar e da saúde psicológica. Cuidar da saúde mental é a missão de cada um.

Licenciada em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior D. Afonso III (2002), mestre em Psicologia Clinica e da Saúde, pela Universidade Algarve (2010), Sónia Coelho Nunes é psicóloga clínica, com especialidade em Psicologia Clinica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Intervenção Precoce pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos.

É técnica superior de saúde, assistente de saúde, na ARS Algarve, ACES Algarve I Central, URAP – Centro de Saúde de Loulé.

Iniciou funções nos Cuidados de Saúde Primários em 2003, no Centro de Saúde de Olhão, e desde 2013, no Centro de Saúde de Loulé, desenvolvendo atividade na área da gravidez e parentalidade, intervenção precoce na infância, saúde mental infanto-juvenil, num modelo de intervenção transdisciplinar e comunitário junto das crianças, famílias e estruturas da comunidade, crianças e jovens em risco, violência em adultos e saúde escolar.

De 2012 a 2018, exerceu as funções de subcomissária da saúde na Subcomissão Regional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância do Algarve e de coordenadora regional dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil - GASMI da ARS Algarve, IP;

Integrou a comissão organizadora do projeto de prevenção e promoção da saúde mental infanto-juvenil “A Semana do Bebé de Olhão”, reconhecido pela UNICEF como uma boa prática, e desenvolveu outros projetos como o “Nascer e Crescer com + Saúde“ que recebeu um prémio da Missão Sorriso - Continente, o “Ler + dá Saúde”, “Centro de Saúde das Brincadeiras”, entre ouros.

Orientadora de estágios curriculares da licenciatura em Psicologia Clinica e da Saúde, integra a direção da associação Centro Apoio à Criança de Quarteira e SigmaMente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos